Dá para acreditar que, por ignorância, muitas pessoas culpam os pombos por problemas respiratórios, dizendo que eles fazem sujeira do lado de fora do ar-condicionado e, por esse motivo, supostamente poderiam contaminar quem faz uso desse tipo de aparelho? Mas o que realmente causa doenças não é o pombo do lado de fora, e sim nossa falta de higiene, falta de limpeza e falta de manutenção constante nos aparelhos. Prova maior é que muitas pessoas adoecem sem existir pombos por perto!
Lembre que o ventilador do aparelho de ar-condicionado capta o ar do próprio ambiente para ser climatizado, e não de fora! O filtro de ar retém parte da sujeira e contaminantes que estão presentes no ar do ambiente, tais como poluição, fumaça de cigarro, bactérias, ácaros, poeiras, produtos químicos etc. O ar do ambiente entra em contato com a serpentina, onde sofre o processo de climatização. A sujeira acumulada e a umidade no interior do aparelho criam as condições perfeitas para que colônias de fungos, ácaros e bactérias sejam formadas.
Inclusive visando evitar a transmissão de doenças, foi sancionada neste ano a Lei 13.589/2018, que obriga todos os edifícios, públicos ou privados, a fazerem a manutenção e limpeza de seus sistemas de refrigeração.
"Se os aparelhos de ar-condicionado não forem limpos, podem acumular bactérias, fungos e vírus que causam diversos problemas de saúde e agravar sintomas de quem tem alergias respiratórias", afirma Eduardo Costa de Freitas Silva, membro do Departamento Científico de Asma da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI).
O objetivo dessa lei é garantir a boa qualidade do ar interior, levando em conta os padrões de temperatura, umidade, velocidade, taxa de renovação e grau de pureza. Limpar o ar-condicionado frequentemente pode também evitar a síndrome do edifício doente. "Isso ocorre quando várias pessoas que convivem no mesmo ambiente ficam doentes. As infecções respiratórias são propagadas entre colegas de trabalho por causa do ar contaminado", explica o otorrinolaringologista Ricardo Landini Lutaif Dolci.
Devemos manter uma higiene perfeita no ar de nossas casas - e dos carros também
"Quando o filtro não é limpo, as partículas nocivas à saúde, que ficam retidas nele, podem ser jogadas no ambiente", alerta Alexandre Pinto Cardoso, membro da Comissão Científica de Infecções da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).
Para garantir a saúde, faça limpezas mensais nos aparelhos de ar-condicionado. Porém apenas a limpeza mensal não é completamente eficaz! É necessário que, ao menos uma vez por ano, um profissional qualificado seja chamado para uma limpeza mais eficiente da condensadora e serpentinas, utilizando spray e detergentes específicos. Com esses cuidados, podemos evitar a transmissão de doenças. Então deixe a ignorância de lado e pare de culpar os pombos pela falta de higiene dentro da sua casa!
Fonte: Salvem as Pombas
Foto: Reprodução
Nenhum comentário:
Postar um comentário