Será que consumir um sanduíche de uma campanha de uma rede de fast-food é a melhor maneira de ajudar a combater o câncer infantil? Vamos pensar?
Os sanduíches (incluindo o Big Mac, vendido durante o McDia Feliz) do McDonald's e de outras empresas similares são feitos basicamente com pão, carne, queijo e molho. Alguns ainda levam bacon.
O hambúrguer é uma carne vermelha processada que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é um produto cancerígeno da mesma categoria do cigarro. Uma mãe ou um pai não daria um cigarro para seu filho ainda que sejam fumantes, pois sabem que pode causar câncer e faz muito mal à saúde, então por que fazê-lo em forma de alimento? Não faz muito sentido...
Só para se ter ideia, segundo a OMS, o consumo de 50 g de carne processada aumenta em 18% o risco de desenvolver câncer de intestino. Um hambúrguer pesa por volta de 200 g (4x mais risco!), e tem criança comendo quase todo dia. E, para piorar, alguns lanches vêm com bacon, uma outra carne processada!
Um sanduíche desses fornece 25 g de gordura saturada, um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares. Veja a tabela abaixo com as necessidades nutricionais diárias para uma criança de cinco anos e a comparação com o sanduíche.
Fica muito claro que, além do excesso de calorias (quase metade da quantidade recomendada), a quantidade de proteínas ultrapassa bastante a recomendada para um dia inteiro. As proteínas em excesso são muito prejudiciais, pois viram gordura em nosso organismo, sobrecarregam os rins e contribuem para a formação de cálculos renais.
E se ainda acrescentarmos a batata frita e o refrigerante, chegamos a mais de mil calorias, consumidas tudo de uma só vez, numa única refeição! Não é à toa que nossas crianças estão cada vez mais obesas e doentes...
É muito melhor doar o dinheiro diretamente para o GRAACC [instituição para a qual a campanha McDia Feliz arrecada o dinheiro], assim você ajuda as crianças com câncer, mas evita uma refeição nociva à saúde dos seus filhos. Doe diretamente* e ajude as crianças que precisam, mas sem prejudicar mais nenhuma.
Fonte: Médicos Vegetarianos
NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:
*1. Para o GRAACC ou qualquer outra instituição idônea que cuide de pacientes com câncer.
2. Lembramos ainda que, além da questão da saúde humana, empresas como o McDonald's vivem do sofrimento, tortura e morte de bilhões de animais inocentes e sencientes, todos os anos. Leia aqui matérias sobre a indústria da carne e assista aqui ao documentário A Carne É Fraca, do Instituto Nina Rosa, filmado nos matadouros que praticam o dito "abate humanitário".
3. Você gosta de comer hambúrguer? Existem muitas opções de hambúrgueres vegetais deliciosos e sem crueldade. Confira aqui dois exemplos de receitas facílimas de fazer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário