Voluntários constroem ‘condomínio' para gatos abandonados em São Luís


Um grupo de voluntários construiu um conjunto de "residências" para gatos abandonados em São Luís, no Maranhão. O Sítio dos Gatos, como passou a ser chamado, abriga provisoriamente animais que foram abandonados às margens do rio Bacanga, no bairro Areinha. Atualmente, 150 animais recebem os cuidados do grupo.

O "condomínio" conta com três casas de madeira com placa, pintura, brinquedos e até redes para os bichanos. As duas maiores casas separam os gatos grandes dos menores, enquanto uma terceira casa, menor, chamada de maternidade, abriga atualmente duas fêmeas que tiveram filhotes recentemente.

A ideia de construir um 'sítio' para animais nasceu de um grupo de quatro voluntários sensibilizados com a situação dos gatos à beira do rio. Muitos deles morriam quando a maré enchia.

"Antes, o local era só mangue e morria muito gato, principalmente filhotes. Eles ficavam atolados na lama, a maré enchia e levava os bichinhos afogados. Por conta disso, eu e três protetores tomamos a iniciativa de acimentar, murar e construir casinhas novas para dar dignidade a eles", declara a protetora de animais Teresa Torres.

Segundo o grupo, o esforço é um paliativo para remediar o crime de abandono. A protetora de animais Alessandra Pereira também defende a castração para evitar a superpopulação de gatos: “O importante mesmo é você focar a castração. Quando você ama seu animal, você castra, porque evita aumentar o índice de abandono”.

O projeto também exige dedicação. Conseguir comida, remédios e castrações não é tarefa fácil para o grupo, que faz uso de recursos próprios para manter o local limpo, seguro e com comida. Por mês, 14 sacos de ração são necessários para alimentar todos os animais.

Uma das gatas que ganhou o lar temporário foi batizada de Felicidade, e estava com cortes graves no pescoço quando foi encontrada. Os cuidados diários são feitos pelo voluntário Ornir Farias, que tenta conseguir um lar para cada gato.

“Passo o dia alimentando, passando medicação neles quando estão doentes, promovendo adoção e sensibilizando as pessoas para não colocar animais aqui porque está bonito, mas é um lugar de abandono”, conta.


Felicidade é uma das gatas que moram provisoriamente no Sítio dos Gatos (Foto: TV Mirante)


Fiscalização

Para evitar que pessoas comecem a colocar ainda mais animais no local, o grupo resolveu montar uma equipe de fiscalização permanente. Além de estarem presentes todos os dias no sítio, duas câmeras monitoram 24 horas o local.

“As pessoas que, de hoje em diante, vierem abandonar animais aqui serão reconhecidas, denunciadas e nós vamos tomar providências porque não queremos abandono aqui”, afirma Teresa Torres.

Fonte: G1 

Fotos: TV Mirante


Leia também: Empresário compra casinhas de cachorro para abrigar animais de rua em Porto Alegre 

Nenhum comentário:

Postar um comentário