Matéria da Folha de S. Paulo aponta queda no abate de animais devido à baixa na demanda interna


Com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma matéria publicada na última quinta-feira (10/5/2018) na Folha de S. Paulo aponta que menos animais foram mortos no Brasil de janeiro a março deste ano (leia aqui).

O número de bovinos mortos oficialmente no País no primeiro trimestre caiu quase 7% em relação ao último trimestre de 2017. E o peso dos animais abatidos também caiu, chegando a ser 10% mais baixo.

Ainda segundo a reportagem da Folha, a queda dos abates de bovinos se deu principalmente por uma baixa no consumo interno de carne vermelha.

O abate de porcos caiu 4,7% no mesmo período, mas por conta de menos toneladas exportadas, e não necessariamente por uma diminuição interna.

Por outro lado, o abate de frangos subiu 2,6% no primeiro trimestre de 2018 em relação ao último trimestre de 2017. Muitas pessoas optam por carnes mais baratas em determinadas épocas do ano e isso explicaria a alta no primeiro trimestre. Mas, segundo um especialista consultado pela Folha, os números não refletem a situação do segundo trimestre, que tem quedas muito mais expressivas, especialmente nos abates de frango.

Os dados do segundo trimestre ainda não foram divulgados, mas já se espera uma grande queda no abate de frangos por conta do embargo que a União Europeia está praticando contra a carne de frango brasileira (entenda aqui).

Esses números mostram, na prática, uma velha frase difundida pelos veganos: “Eles param de matar se você para de comprar”.

Fonte: Vista-se

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário