Catios: a nova tendência pela segurança e qualidade de vida dos bichanos


Por causa dos inúmeros perigos na rua, cada vez mais famílias estão se conscientizando sobre a criação “indoor” (dentro de casa) de gatos. Muitos se esquecem, porém, que os bichanos precisam de enriquecimento ambiental e de algum contato com a natureza para se manterem saudáveis física e mentalmente.

Assim, para resolver o dilema segurança x ambiente externo, vem crescendo nos EUA uma nova tendência: os catios, uma junção das palavras cat + patio, ou seja, um “pátio de gatos”. Os catios são ambientes telados em jardins ou janelas, aos quais o gato tem livre acesso para tomar sol, farejar e observar o mundo externo sem correr riscos de atropelamento, brigas, doenças ou maldades humanas.

Os catios podem englobar vários tipos de enriquecimento ambiental, como rampas, túneis, prateleiras, arranhadores, tocas, caminhas, fonte de água, pequenas árvores, TV de gato e um jardim sensorial. Para quem vive em casa, o catio pode ser construído no quintal, com uma base de cimento ou tela enterrada pelo menos 30 cm abaixo da terra para evitar fugas. Em apartamentos, o catio pode ser montado na sacada ou em forma de mirante nas janelas e buracos não usados de ar-condicionado.

Catios são tão perfeitos para o bem-estar dos gatos que, nos Estados Unidos, já existem até empresas especializadas no design desses ambientes. Uma delas, a Catio Spaces, tem diversas dicas gratuitas (peça aqui, em inglês) e comercializa projetos bem detalhados em PDF para quem quiser fazer o próprio catio. Como o slogan deles diz, "a vida é boa em um catio".

Mirante de janela da Catio Spaces


 O catio é também um ótimo lugar para você relaxar junto com o peludo (Foto: Catio Spaces)


Comedouros e bebedouros para pássaros são ótimas TVs de gato (Foto: Catio Spaces)


Casa na árvore do The Cat Carpenter


Outro design do The Cat Carpenter


Catio aproveitando uma janela (Foto: The Cat Carpenter)


Claro que você também pode transformar o quintal todo em um catio (Foto: The Catio King)


Catios também protegem passarinhos e insetos das garras dos bichanos (Foto: The Cat Solarium)


Fonte: Gatinho Branco 

Nenhum comentário:

Postar um comentário