O rei de qual show?


Ironia ou não, a música This Is Me (“Este sou eu”, em tradução livre) ganhou o Globo de Ouro de melhor canção original na noite do último domingo (7/1/2018), em Los Angeles, nos Estados Unidos. A melodia embala o filme O Rei do Show (The Greatest Showman, 2017), que conta a história de P. T. Barnum, um precursor do showbiz. 

Na verdade, Barnum foi o precursor da exploração em forma de exibicionismo de animais e humanos. Contar uma história dessas sob uma trilha sonora incrível, com o empático Hugh Jackman no papel do explorador e uma produção impecável que rendeu ao longa três indicações ao Globo de Ouro (além da categoria vencedora, concorreu como melhor filme musical ou comédia e melhor ator) prova o quanto o showbiz aprendeu direitinho.

Um dos fundadores do Ringling Bros. Circus, que fez sua última apresentação em maio do ano passado, Barnum não só foi o responsável pelo modelo de negócio que escravizou centenas de animais selvagens por mais de 100 anos, como também disseminou a cultura desse tipo de espetáculo por todo o mundo.

Barnum era conhecido como o Príncipe das Falcatruas. Assim que criou o circo itinerante com animais selvagens, o elefante Jumbo era a principal atração. Quando o animal morreu atropelado, mandou empalhar Jumbo e continuou a apresentá-lo como se nada tivesse acontecido.

Esse era ele. 

Fonte: Mimi Veg (texto de Carol Zerbato)

Foto: Fox Film do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário