"Não posso me tornar vegetariano porque não gosto de vegetais." Será?


Por Mel*

Algumas pessoas têm relutância em fazer uma transição alimentar estritamente vegetal porque não gostam dessa verdura ou daquela leguminosa: o receio de que a mudança para uma dieta vegetariana fique, por causa dessas restrições pessoais, demasiado restrita acaba por se tornar um obstáculo que, inicialmente, achamos impossível de contornar.

Foi o que aconteceu comigo: quando resolvi parar de comer animais, a primeira dúvida que me surgiu foi: "E agora? Como vou fazer isso se não gosto de 99,9% dos alimentos que existem neste glorioso planeta?".

É verdade: eu não gostava de legume nenhum. Leguminosas, então, nem de ver. Senti que esse entrave podia me trazer problemas, mas, com alguma informação, consegui operar uma metamorfose que levou a me alimentar muito melhor do que antes. A partir do que experimentei quando deixei de comer produtos de origem animal, posso dizer que comecei a sentir o sabor dos alimentos de outra forma: como meu organismo se encontrava em processo gradual de desintoxicação, ingerir determinados alimentos que outrora repudiava me dava sensação de bem-estar. 

Aprender a prepará-los de uma maneira que nos leve a gostar mais deles também ajuda bastante: por exemplo, detesto agrião cozido, mas como muito bem salteado e até mesmo cru. Em suma, é uma questão de descobrir e inovar o modo como preparamos o que comemos até conseguir alcançar um ponto de compatibilidade: pode parecer difícil inicialmente, mas depois tudo se torna mais simples e bem saboroso. Experimentar vários temperos e ervas aromáticas, grelhar e saltear em vez de cozinhar, misturar com outros alimentos ou picá-los muito bem, fazer purê com algum legume que não apreciamos muito... há sempre maneiras de contornar a situação.

Eis algumas ideias.

Invista em molhos

É uma estratégia ótima para quem quer camuflar o sabor de determinados alimentos. Molho de soja, de tomate, de ervas, pesto, suco de limão, caldo de legumes, vinagre de amora... as opções são infinitas. Um bom molho barbecue caseiro faz maravilhas e fica muito bem com seitan grelhado, acompanhado com purê de couve-flor, salada fresca e espargos.

Livros nunca são demais

Outro elemento essencial para aprendermos a amar alimentos que não apreciamos é um bom livro de receitas. No meu tempo (inserir voz dramática), não havia livros de receitas vegetarianas de qualidade, o que tornava as coisas um pouco mais rebuscadas. Atualmente, já não é o caso e conseguimos encontrar, com facilidade, um bom guia culinário com ideias simples e saborosas. Conheça dezenas de livros e sites aqui.

Disfarce o que não gosta

Além de podermos saltear em vez de cozinhar e colocar molhos em alimentos que não gostamos, podemos fazer o mesmo através de smoothies (vitaminas de frutas batidas no liquidificador). Veja abaixo algumas sugestões, mas tenha em mente que, apesar de ser uma forma de ingerir nutrientes importantes, um smoothie não substitui uma refeição completa.

1 copo de leite de amêndoa + 1 banana + suco de meio limão + 1 copo de várias frutas (morango, abacaxi, manga, papaia) + 1 colher (sopa) de óleo de coco + 2 colheres (sopa) de sementes de chia + 1 colher (chá) de gengibre em pó (fonte)

1 beterraba pequena + 1 maçã-verde + gengibre fresco + 200 ml de água fria (ou leite vegetal fresco) + 2 colheres (sopa) de sementes de chia (fonte)

2 copos de leite de amêndoa ou leite de soja sem açúcar + 1 ou 2 punhados de espinafre + 2 bananas congeladas + 2 a 4 tâmaras sem caroço + 2 colheres (sopa) de cânhamo em pó + 1 colher (sopa) de manteiga de amendoim + 2 cubos de gelo (fonte)

1 copo de leite de amêndoa + 1 copo de água fresca + 1 banana + 1 punhado de amoras + 1 colher (sobremesa) de proteína de cânhamo + 1 colher (sobremesa) de linhaça e sementes de chia + 1 colher (chá) de maca em pó + 1/2 colher (café) de chlorella (fonte)


Também vale a pena frisar que um vegetariano estrito não come só vegetais. A alimentação vegetariana consegue ser muito saborosa, saudável e ainda mais variada do que a alimentação dita onívora.


*Mel é autora do blogue Quebra do Silêncio


Fonte: Quebra do Silêncio   

Foto: Tumblr

Nenhum comentário:

Postar um comentário