O famoso médico Drauzio Varella, especializado em oncologia, ou seja, no tratamento e prevenção do câncer, é o garoto-propaganda da pecuária leiteira. Ele ficou conhecido principalmente por suas aparições no programa Fantástico, da Rede Globo, onde falava de diversos assuntos médicos e dava dicas à população.
Em eventos abertamente patrocinados por grandes empresas que vendem leite, como Piracanjuba e Vigor, entre muitas outras, Varella fala para plateias sobre os supostos benefícios do consumo de leite de vaca.
Vale lembrar, no entanto, que Varella não é nutricionista nem tem qualquer especialização na área. Sua opinião sobre nutrição não deveria, portanto, ser tomada como a de um profissional da área de alimentação.
O consumo de leite de vaca vem caindo no mundo inteiro e cada vez mais profissionais da nutrição concordam que o produto traz problemas à saúde, e não benefícios. Apenas para citar um dos estudos modernos sobre o tema, uma grande pesquisa que acompanhou mais de 60 mil mulheres durante 20 anos concluiu que a ingestão de leite aumenta a probabilidade do surgimento de diversas doenças, inclusive dos ossos (leia aqui).
A mudança de comportamento não é apenas por questões de saúde, mas também por todas as informações a respeito da produção pecuária que são veiculadas. Por ética* ou por saúde, os jovens têm escolhido consumir menos ou nada de leite de vaca.
Diante do cenário negativo para o futuro de seus negócios, a indústria leiteira trouxe para o Brasil uma campanha que é feita com força nos Estados Unidos há décadas, a Got Milk?. Por aqui, a campanha se chama Beba Mais Leite e tem o médico Drauzio Varella como seu principal garoto-propaganda.
Fonte: Vista-se
Foto: Reprodução
Nenhum comentário:
Postar um comentário