Forest Green Rovers, o time mais verde do mundo (Foto: Divulgação)
O Forest Green Rovers, time de futebol que se define como ecologicamente sustentável, conta com gramado orgânico e oferece apenas comida vegana no estádio, estreou no último sábado (5/8/2017) na quarta divisão, a última exclusivamente profissional, do Campeonato Inglês.
Sete anos após o empresário ambientalista Dale Vince se tornar sócio majoritário, o clube, então figurante da quinta divisão, conseguiu o acesso, ao ser segundo colocado do campeonato, e, em seguida, passar por Dagenham & Redbridge e Tranmere Rovers, nos playoffs.
No sábado, os jogadores do Forest Green pisaram no gramado do The New Lawn, localizado na pequena cidade de Nailsworth, de 5.800 habitantes, completamente livre de pesticidas. Os responsáveis por cuidar do piso utilizam uma combinação de água de reúso, água de chuva e água de manancial.
O Forest Green, que tem 128 anos de história, deixou de vender, em 2015, carne, peixe, leite de vaca e outros produtos derivados de animais. Com isso, torcedores, funcionários e até jogadores precisam se adaptar aos menus veganos oferecidos no estádio.
O objetivo declarado do clube inglês é "promover a alimentação saudável", por isso há o compromisso de utilizar ingredientes orgânicos e locais.
Além disso, a iluminação do estádio é feita através de energia gerada por painéis solares. O incentivo ao uso de fontes alternativas é um dos orgulhos do Forest Green, para diminuir a "dependência do sistema elétrico" e "reduzir as contas".
O dono do clube, Dale Vince, também é proprietário da Ecotricity, empresa de energia eólica e solar, e garante que o esporte está aliado com a sustentabilidade.
"Quero mostrar a tecnologia e o pensamento ecológico a um novo público, os torcedores de futebol. Sempre pensamos que são pessoas apaixonadas. Se pudéssemos colocar essa paixão que sentem pelo clube em questões do meio ambiente, poderíamos impulsionar a mudança", afirmou o dirigente em entrevista publicada em 4 de agosto no site da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas.
O empresário revelou ainda que, entre seus planos, está a construção do complexo que terá o nome de Eco Park. No local, estará o novo estádio do Forest Green, além de um centro de negócios.
Os objetivos, no âmbito esportivo, também não são modestos, já que, antes mesmo de subir na quinta divisão, o dirigente já admitia não ver dificuldades em ascender à terceira. "Alguns pensam que estamos loucos por sonhar com a Championship (a segunda divisão, último passo antes da elite), mas já demos o primeiro grande passo", afirmou Vince.
O Forest Green Rovers venceu por 3 a 1 o Tranmere Rovers
na Liga Nacional em maio e foi promovido (Foto: Daily Motion)
na Liga Nacional em maio e foi promovido (Foto: Daily Motion)
Fonte: ESPN
Nenhum comentário:
Postar um comentário