O jornalista Pedro Bial viajou mais de 10 mil km até Tel Aviv, em Israel, para entrevistar Yuval Noah Harari. Doutor em história pela universidade de Oxford e professor da Universidade Hebraica de Jerusalém, Harari se destacou nos últimos meses com um livro que vendeu milhões de cópias em 40 países e foi traduzido para 30 idiomas. A obra Sapiens - Uma Breve História da Humanidade está há mais de um ano entre as mais vendidas mundo afora.
O livro conta como nossa espécie se tornou o animal dominante do planeta Terra e traz reflexões sobre religião, economia, sistemas de dominação em massa e outros assuntos que podem ser considerados polêmicos. A obra já foi indicada por influenciadores mundiais como Barack Obama, Bill Gates, Mark Zuckerberg e Madonna.
Enquanto escrevia Sapiens, pesquisando artigos científicos e filosóficos, Harari se convenceu de que o tratamento que damos aos outros animais é completamente imoral. Durante o trabalho, ele se tornou vegano e tem sido uma voz ativa em favor dos direitos dos animais desde então.
No capítulo 17 de Sapiens, o autor afirma que a pecuária é o pior de todos os crimes já cometidos pela humanidade. Na entrevista concedida a Pedro Bial, Harari reafirma o que escreveu no livro e argumenta a respeito. O trecho pode ser conferido no vídeo abaixo.
Vale a pena também conhecer os argumentos e linhas de raciocínio do escritor sobre os outros aspectos da existência humana. Em 2015, durante uma palestra da TED Talks ministrada em Londres, na Inglaterra, ele resumiu de forma didática sua visão de mundo (veja aqui).
Assista abaixo ao trecho do programa Conversa com Bial, da Rede Globo, em que o autor israelense fala sobre os animais. A entrevista foi ao ar na última sexta-feira (21/7/2017).
Fonte: Vista-se
Nenhum comentário:
Postar um comentário