Um problema genético em alguns cães e gatos chama atenção de seus tutores e de outras pessoas pela beleza, mas também pelo fato de não ser comum: é a heterocromia, que altera a coloração e pode se relacionar a doenças na visão e audição do animal.
De acordo com o médico veterinário José Henrique Ferreira, de São José do Rio Preto (SP), quem tem um animal com essa anomalia deve visitar um veterinário para analisar se a saúde do animal está boa.
“Normalmente a heterocromia não afeta a visão. Eles costumam enxergar normalmente, mas, em alguns casos específicos, a alteração na cor dos olhos dos animais pode estar relacionada a algumas doenças preocupantes e ocorrer alteração da visão, entre outros problemas”, explica.
O cão da estudante de veterinária Letícia Mota é assim. Ele nasceu com um olho de cada cor, e ela decidiu checar se a saúde dele estava boa. “Isso não afeta em nada a vida dele, ele enxerga normalmente. É um distúrbio, apenas a coloração é alterada”, diz.
A saúde do gato Kenay também é ótima. Ele tem um olho azul e outro verde e enxerga muito bem. A dona de casa Elaine Catarucci, tutora do bichano, é apaixonada pelo animal e, por isso, sempre publica fotos dele nas redes sociais.
Cão de moradora de São José do Rio Preto (SP) tem heterocromia,
mas anomalia não afeta a saúde do animal
Fonte: G1
Fotos: TV TEM
Nenhum comentário:
Postar um comentário