Gosta de mascar chiclete? Veja o que ele faz com o meio ambiente


Você pode querer parecer descolado ou simplesmente manter o hálito refrescante, mas os chicletes não fazem nada bem para o planeta.

Na realidade, eles são feitos de ingredientes de difícil decomposição, incluindo borracha sintética, que também é utilizada na fabricação de pneus de carros e pisos. Outra questão é a sujeira.

Segundo a organização Keep Britain Tidy, 95% das ruas e calçadas do Reino Unido têm chicletes. A Associação dos Governos Locais também recomendou a criação de um imposto especial para ajudar na limpeza.

É hora de tornar esse hábito ambientalmente correto. Eis tudo o que você precisa saber.

O chiclete demora muito tempo para se decompor

A maioria dos chicletes não é biodegradável, então é provável que aquele chiclete que você acabou de mascar continue por aí muito tempo depois de você morrer. Um ingrediente particularmente problemático é o acetato de polivinil, um polímero termoplástico também usado na manufatura de cola, que é base de vários dos chicletes mais populares do Reino Unido. Ele vai ficar grudado em algum lugar durante muito tempo.

A Wrigley, uma das maiores fabricantes de chicletes do mundo, confirma que o acetato de polivinil é usado em alguns de seus produtos. Quando o HuffPost questionou quais das marcas incluem esse ingrediente, a empresa não foi capaz de responder.

Você sabia que chiclete pode ser reciclado?

Não se preocupe. Há maneiras muito sustentáveis para cuidar do chiclete dispensado. A designer britânica Anna Bullus ajudou a criar a primeira empresa do mundo que recicla e reprocessa chicletes. Com apoio de empresas como a Wrigley, a nova companhia, chamada Gum Drop, faz produtos como lápis, solas de sapato e copos de café.

Segundo Anna, a goma de mascar é a segunda maior fonte de lixo nas ruas do mundo. "Gastamos 150 milhões de libras por ano limpando chicletes das ruas. Queria criar uma solução que atacasse esse problema e também incorporasse reciclagem", disse ela ao HuffPost UK.

A empresa de reciclagem TerraCycle também tem projetos de reciclagem de chicletes nos Estados Unidos e no México, e espera lançar em breve iniciativas do tipo no Reino Unido. "Limpamos e misturamos os chicletes recolhidos com outros plásticos e borrachas. Podemos então produzir seguradores de porta e pisos emborrachados", disse ao HuffPost UK o chefe de comunicação da TerraCycle Europe, Stephen Clarke.

Fonte: HuffPost Brasil 

Foto: Getty Images


NOTA DA NATUREZA EM FORMA:

E lembramos que chicletes descartados nas ruas fazem mal não apenas ao meio ambiente, como também aos animais. Pássaros, por exemplo, podem dar bicadas no chiclete e se entalar ou mesmo simplesmente pisar no chiclete e ficarem presos (veja aqui um vídeo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário