Quando sentem determinados cheiros, principalmente da urina de outros gatos ou animais, os gatos aproximam o focinho, cheiram, cheiram e… abrem a boca. Para nós, esse é um gesto que não faz sentido algum – nem deveria, pois o que faz os gatos abrirem a boca é algo que não temos como entender completamente: o órgão vomeronasal.
Também conhecido como órgão de Jacobson, o órgão vomeronasal fica no céu da boca e detecta compostos químicos, enviando para o cérebro do gato informações mais precisas sobre o que eles estão cheirando. Ou seja, os gatos têm como que um scanner no céu da boca para analisar odores. E ele é especialmente útil para detectar feromônios, como aqueles presentes na urina.
Quando abrem a boca, portanto, os gatos estão permitindo que o ar com feromônios chegue a esse órgão. Esse gesto é chamado reflexo flehmen, e é exibido por outros animais, como grandes felinos e cavalos. Nós, humanos, temos apenas vestígios do órgão vomeronasal, e na nossa espécie, como dos demais primatas, ele aparentemente não é funcional.
Por esse motivo, é difícil sabermos o que esse órgão realmente faz e o quão importante ele é para o olfato dos felinos. É mais um segredo (quase um superpoder) dos nossos peludos.
Fonte: Gatinho Branco
Foto: Reprodução
Nenhum comentário:
Postar um comentário