Como os cachorros escolhem seus brinquedos preferidos?


Você já reparou que, por mais que seu cachorro tenha vários brinquedos diferentes e brinque com todos eles e por mais que você sempre esteja renovando esses brinquedos, ele sempre tem aquele preferido? Sempre tem um que nós, tutores, nem podemos pensar em jogar fora, pois é o xodó do nosso amigo peludo.

Como será que os cães escolhem seus brinquedos preferidos? Você já se pegou curioso fazendo essa pergunta? Crianças são mais propensas a voltar suas atenções para as coisas mais coloridas, mas como será que acontece com os cachorros?

De acordo com pesquisadores, os cães costumam ter preferência por brinquedos macios e que fazem barulho. O motivo tem uma conexão com os lobos, apontados como antecessores do cão e de quem nossos peludos de estimação herdaram alguns instintos.

Os lobos costumam caçar para se alimentar, e, ainda segundo pesquisas, os brinquedos macios que fazem barulho lembram as presas e isso estimula a parte do cérebro que ainda carrega esses instintos. Por isso, esse tipo de brinquedo pode manter a atenção dos cachorros por mais tempo.

Porém esse instinto predatório não é o único que os cães têm e, dependendo da personalidade do animal, ele pode se interessar por brinquedos diferentes.

Bichinhos de pelúcia também são os favoritos de muitos cachorros - eles ganham a preferência tanto de cães com instinto de caça quanto os com instinto materno ou que sofreram alguma separação.

Brinquedos de pelúcia podem lembrar amigos peludos e até filhotes que foram separados dos irmãos e das mamães muito cedo, como antes de serem desmamados. Cachorros que passaram por esse tipo de coisa podem preferir as pelúcias para se aconchegarem.

Para alguns cães, a brincadeira preferida é buscar a bolinha, o que pode indicar que o instinto herdado que ainda é forte no cão é o de perseguir presas.

Existem cachorros que preferem aqueles brinquedos onde os tutores podem esconder ração e petiscos dentro. De acordo com pesquisadores, isso pode indicar que o cão é mais motivado pelo instinto de buscar seu próprio alimento, e esse tipo de brinquedo pode manter esses animais focados por horas.

Outro fator muito importante na escolha do cão é seu tutor. Para os animais, brincar com seus tutores é muito mais divertido do que brincar sozinhos. Além disso, um brinquedo dado pelo tutor e que o humano pegue com mais frequência para brincar com o cachorro pode ser associado pelo animal a momentos felizes e facilmente esse brinquedo vai se tornar o preferido do peludo.

Alguns estudos mostraram que os cachorros geralmente dão preferência a um brinquedo novo do que um velho, pois eles adoram uma novidade. Porém, quando esquecido por um tempo, ou até se o tutor deixar um brinquedo velho guardado, quando ele é dado para o cão é como se ele fosse novo novamente.

É importante lembrar que é preciso ter alguns cuidados com os brinquedos dos cães, para que os animais não venham a se machucar ou engasgar. Além disso, devemos, de tempos em tempos, comprar brinquedos novos para eles (leia aqui).

Mas, por mais brinquedos que o seu cachorro tenha, não deixe que eles substituam um exercício ao ar livre, como uma caminhada, ou um tempo de qualidade entre tutor e seu animal. A presença e companhia do tutor para o cachorro é extremamente importante para sua saúde e felicidade.

Fonte: Portal do Dog (via Cuteness)

Fotos: Paw my Gosh / Reddit


NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário