Os segredos da catnip


O que é, afinal, essa plantinha que deixa os gatos fascinados?

Bom, a catnip é realmente apenas uma plantinha, uma erva da família da hortelã chamada Nepeta cataria. Também conhecida como erva-dos-gatos, ela não é viciante, não faz mal para gatos nem humanos e não é “maconha de gato”. Ela só tem um cheiro que os felinos simplesmente adoram.

A reação dos gatos

Cerca de 75% dos gatos reagem à catnip, os outros são imunes – e isso é hereditário. As reações mais comuns são rolar, arranhar, morder, miar, babar e lamber a planta, tudo para tentar tirar mais cheiro ainda. Alguns peludos mais empolgados podem até comer a erva ou sair correndo e pulando pela casa, mas, acredite, é tudo alegria. É como se você tivesse ganhado um perfume natural realmente maravilhoso e entrasse em estado de êxtase.

A química da coisa

Simplificando, a catnip é como se fosse um ferormônio que deixa os gatos muito alegres. Complicando com um pouco de ciência, a erva tem um composto chamado nepetalactona, que entra pelo nariz dos peludos, ativa o bulbo olfatório e manda sinais para várias outras partes do cérebro, incluindo a amígdala e o hipotálamo, responsáveis pelas emoções e nossas reações a elas. É basicamente isso aqui:


Os benefícios

A catnip deixa os gatos alegres, ajuda-os a liberar a tensão, relaxar e se sentir bem. Além disso, pode ser usada para atrair o gato para os brinquedos e arranhadores dele em vez do seu sofá, para turbinar aquele ratinho de feltro que já perdeu a graça ou como complemento de quebra-cabeça (veja um exemplo aqui).

Como dar para o bichano

O jeito mais fácil é comprar saquinhos de catnip desidratada na pet shop e espalhar no chão, num tapete, numa caixa de papelão etc. O ideal é fazer isso uma vez por semana, já que os gatos podem se acostumar e se tornar imunes ao cheiro se forem expostos demais. Crie um “Dia da Catnip” e veja o gato fazer a festa. Você também pode cultivar catnip num vaso pesado que o gato não derrube, mas tem de deixá-lo numa área fora do caminho do peludo ou ele vai se acostumar do mesmo jeito.

Curiosidades

> Nossos gatinhos não são os únicos pirados por catnip: tigres, leopardos e linces têm a mesma reação; já os leões reagem com menor frequência.

As borboletas também reagem à catnip, mas a erva serve como repelente para mosquitos e moscas.

A catnip é usada pelos humanos para fazer chá, fumar ou temperar alimentos. Ela funciona como um calmante e acredita-se que tenha efeito de cura.

A valeriana também causa “efeito catnip” nos gatos e é calmante para os humanos, podendo inclusive ser encontrada em farmácias tradicionais (comprimidos) e farmácias naturais (erva).

Gatos que não reagem à catnip podem reagir de maneira semelhante à madeira de uma planta chamada madressilva-tartárica (Lonicera tatarica). Ela é vendida no Brasil como planta ornamental por causa de suas flores rosadas, e em alguns lugares do mundo já existe um mercado de madeira de Lonicera tatarica para gatos.

Fonte: Gatinho Branco 

Foto: Barbara Krawcowicz / Flickr


NOTA DA NATUREZA EM FORMA:

Vendemos catnip e graminha em nosso Pet Centro. Confira aqui nosso endereço e telefones. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário