Espaços lúdicos para crianças nas cidades é questão de cidadania


Como as cidades e metrópoles podem garantir que as crianças se apropriem dos espaços públicos e tenham direito de usufruírem os espaços nas cidades? As crianças, que décadas atrás tinham liberdade e espaços para usufruir, agora estão confinadas entre muros e ambientes fechados, já que as cidades não foram inicialmente planejadas para elas. Mas podemos reverter isso, incentivando a criação de espaços lúdicos nas cidades. Esses espaços não são apenas locais de lazer, mas também espaços de saúde, educação e cidadania, onde as crianças se exercitam, se desenvolvem e criam relação afetiva com o espaço urbano.

Em recente visita à cidade alemã de Friburgo, reconhecida mundialmente por seu planejamento sustentável integrando a natureza ao espaço urbano, vimos o resultado de um planejamento, feito há décadas: as crianças são acolhidas, priorizadas e respeitadas pelas políticas públicas da cidade, que se tornou um espaço acessível e seguro para os pequenos graças ao envolvimento de pais, educadores, comunidade e gestores. Que tal refletirmos e nos engajarmos para promover mudanças por aqui também?

Para ajudar, o vídeo a seguir apresenta o depoimento do designer e fundador do Erê Lab, Roni Hirsch, em que ele aborda uma série de desafios que as cidades possuem para estabelecer uma relação afetiva com as crianças a partir dos espaços públicos, levando em conta os princípios da sociabilidade, autonomia e respeito à infância.





Foto: Divulgação

Vídeo: Instituto Alana  

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