9 coisas que você não sabe sobre cães e gatos


Gatos podem amar demais; cães não abanam o rabo quando recém-nascidos. Aumente seu conhecimento “gatístico” e “cachorrístico” e saia por aí mostrando toda sua expertise…

Humanos podem deixar os animais doentes

Não é comum, mas acontece. A gripe suína, causada pelo vírus H1N1, pode ser transmitida do tutor para seus gatos, cães e furões. Alguns animais, inclusive, já morreram em decorrência. A dica dos veterinários é lavar as mãos frequentemente e dormir em camas separadas quando o tutor estiver doente. Pessoas e cães também podem compartilhar cepas da bactéria E. coli. E a superbactéria MRSA pode se mover de humanos para cães e vice-versa.

Cães detectam hipoglicemia

Pode parecer um episódio do antigo seriado Lassie, mas é verdade. Cães conseguem farejar quedas perigosas nos níveis de açúcar no sangue de seus tutores diabéticos e alertar a pessoa para voltar a si, com as patinhas, lambidas ou latidos. O faro para hipoglicemia tem 90% de acurácia.

Gatos podem amar demais

Especialistas em comportamento confirmam: alguns gatos sofrem de ansiedade da separação quando longe de seu humano favorito, e pode ser por isso que eles façam xixi nas suas roupas quando você não está em casa. Outros sinais: o gato para, vocaliza ou bloqueia o caminho do tutor até a porta de saída. Deixado sozinho, pode vomitar ou se recusar a comer. Para gatos que amam demais, terapia comportamental e medicamentos homeopáticos* podem ajudar.

Cães podem aprender 250 palavras

Os cães mais espertos e treinados são semelhantes a uma criança de dois anos em sua habilidade de compreender a fala humana. Eles chegam a entender 250 palavras. Em média, os cães compreendem 150 vocábulos. 

Gatos brancos geralmente são surdos

Eles geralmente são surdos de um ouvido ou dos dois. Os mais afetados são os de olhos azuis. Quando apenas um olho é claro, provavelmente ele é surdo apenas desse lado.

O olfato do gato fica na boca

Os gatos têm uma pequena glândula olfativa na raiz da boca, chamada órgão vomeronasal. Para cheirar algo MUIIIIITO BOM, como a urina ou as partes íntimas de outro gato, eles abrirão bem a boca. Esse comportamento aparentemente de ferocidade se chama reação de Flehmen, e, muitas vezes, é visto em machos que observam fêmeas no cio.

Filhotes não abanam o rabo

Cachorrinhos não abanam os rabinhos antes de três ou até sete semanas de vida. Eles até provavelmente são capazes de fazer isso, mas estão muito ocupados dormindo e comendo para se incomodarem. À medida que se tornam mais alertas, o abanar do rabo começa a ser visto como um tipo de sinal de linguagem. Quase nunca um cão abana o rabo quando está só.

Gatos não precisam de leite

A não ser o leite da própria mãe. Oferecer leite de vaca a um gato o fará ter diarreia, pois ele não tem muita lactase, a enzima necessária para digerir o açúcar lactose do leite.

Cães podem se apaixonar**

A antropóloga Elizabeth Marshall Thomas garante que sim. Ela mesma documentou uma história de amor entre os cães Sundog e Bean no livro A Vida Social dos Cães

Fonte: Correio Braziliense (via Pet WebMD)

Foto: Reprodução


NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:

*1. Aqui na ONG, temos veterinários homeopatas a preços solidários. Confira aqui nosso endereço e telefones. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário