Gatos têm necessidade de dormir por longas horas, mas quando estão acordados, podem ficar hiperativos. Normalmente, esses períodos de hiperatividade ocorrem durante a noite. Por isso, seu gato te acorda de madrugada. Quem tem gato sabe do que estamos falando.
É mais do que comum os gatos tentarem acordar seus tutores durante a noite. Isso pode ocorrer por vários motivos: o bichano pode estar querendo brincar, comer ou simplesmente aproveitar sua companhia.
É mais do que comum os gatos tentarem acordar seus tutores durante a noite. Isso pode ocorrer por vários motivos: o bichano pode estar querendo brincar, comer ou simplesmente aproveitar sua companhia.
Gatos com menos de um ano de idade são mestres em fazer isso, e podem deixar seus tutores loucos.
Mas tenha calma, vamos entender por que eles fazem isso - não é por maldade nem para te castigar.
Origens
O antepassado do nosso gato doméstico é o gato selvagem africano, que tem como uma de suas principais características ser um animal noturno.
Mesmo que a domesticação tenha mudado vários padrões nas atividades dos nossos gatos de estimação, tornando-os mais diurnos (acordados durante o dia), a maioria ainda tende a ficar acordada algumas vezes durante a noite.
Mas não entre em desespero, temos uma boa notícia: nossos gatinhos podem aprender a deixar seus tutores dormirem em paz - sim, a vigília pode acabar.
Gatos acordados à noite – como resolver
Primeiro, avalie possíveis problemas de saúde. Se o gato fica vagando pela casa durante a noite, chorando ou miando, ele pode estar sofrendo com alguma dor ou desconforto. Nesse caso, leve-o ao veterinário para avaliação – principalmente se ele repete o mesmo hábito de dia.
Não existe remédio para gatos dormirem à noite e evitar que o bichano perturbe seu sono, mas você pode inserir algumas rotinas que irão ajudar:
> Programe algumas sessões de brincadeiras interativas com seu gato durante a noite, antes de dormir. Tente usar brinquedos que imitem o movimento de camundongos e pássaros, como brinquedos que balançam e se movem;
> Brincadeiras com bolas de pingue-pongue e brinquedos de ratos peludos são ótimos para gatos que gostam de buscar. Brinque até que seu gato pareça cansado;
> Alimente o bichano com uma refeição principal antes da hora de dormir. Os gatos costumam dormir depois de uma grande refeição;
> Deixe uma vasilha com ração disponível durante a noite. Se o gato tiver fome, ele se alimentará sozinho em vez de incomodá-lo enquanto estiver dormindo;
> Coloque um abajur com luz de cromoterapia, essas lâmpadas têm preços acessíveis e o felino vai ficar mais calmo à noite;
> Avalie a quantidade de ração diária e divida em porções, sendo que antes de dormir você poderá dar uma porção maior. Faça essa divisão de tal forma que não aumente a quantidade diária, para que o gato não ganhe peso;
> Faça o enriquecimento do ambiente onde seu gato fica, de tal forma que ele tenha atividades durante o dia. Quanto mais atividades o gato tiver durante o dia, mais provável que ele durma bem à noite. Se você só tem um gato em casa, avalie a possibilidade de colocar um segundo felino na família. Se os dois gatos se derem bem, eles irão brincar um com outro e deixá-lo dormir em paz. Mas existe a possibilidade de que, durante as brincadeiras dos bichanos, eles façam algazarra, e isso poderá incomodar também - é um risco que não pode ser previsto, mas sempre é bom um animal ter companhia da própria espécie.
Gatos acordados à noite – riscos para os tutores e para eles
A questão de seu gato acordar você não causa só incômodo ao seu sono, mas também pode ser perigoso, tanto para você quanto para ele: às vezes, brincando, os gatos podem, sem querer, ferir involuntariamente seus tutores adormecidos.
Por exemplo, ele pode notar que seus olhos se movem sob suas pálpebras enquanto você dorme e, na brincadeira, golpear e machucar seu rosto. Por outro lado, durante essa brincadeira, você pode acordar assustado e, sem querer, golpear seu gato.
Por isso, não é legal deixar que esses repentes noturnos continuem. Se o gato insistir em brincar com você ou acordá-lo enquanto estiver dormindo, talvez seja necessário fechá-lo fora do seu quarto durante à noite.
Se ele chorar e arranhar a porta, você pode desencorajá-lo, colocando algo na frente da porta que ele não vá querer pisar. Você pode colocar fita adesiva com a parte colante para cima ou uma folha de alumínio.
Gatos acordados à noite – o que não fazer
A menos que você suspeite que seu gato esteja acordado porque está doente, sentindo uma dor, por exemplo, não se levante da cama para atendê-lo.
Se você se levantar para alimentar o gato, brincar com ele ou mesmo fazer um carinho, você o recompensará por acordá-lo. Como resultado, ele tentará cada vez mais acordá-lo todas as noites.
Mesmo que seja para repreender o gato, não saia da cama, isso não irá funcionar. A atenção negativa que você estará dando a ele pode ser melhor do que nenhuma atenção, e ele continuará a acordá-lo.
Fonte: Aki É o Bicho
Fotos: Reprodução
Nenhum comentário:
Postar um comentário