O que significam as lambidas do cachorro?


Os cães apresentam diferentes formas de demonstrar seu amor, lealdade e obediência. Uma delas é nos lambendo. As lambidas caninas são uma dessas maneiras de expressar afeto.

Mas o que significa cada lambida? A verdade é que os cães lambem por diferentes causas, e, quando começam a usar a língua, tratam de nos transmitir diferentes mensagens.

Sendo nós os seus líderes, é importante que saibamos interpretar o significado desse lambe-lambe. Devemos começar a saber as motivações que levam o cão a lamber. A seguir, vamos ver as causas disso.

Demonstração de humildade 

Quando os cães andam em grupos e matilhas, uma forma de demonstrar admiração ao líder é por meio das lambidas. É possível que tal função comunicativa e social própria dessa espécie seja utilizada pelos cães para se comunicar com seus tutores.

Como tutores, lhes damos de comer, um local seguro para viver e ordens que eles aprendam a obedecer. É claro que nosso animal de estimação nos percebe como seu guia e nos demonstram seu respeito lambendo-nos com devoção e temor.

As lambidas na mão podem ser sinônimos dessa admiração.

Tentativa de nos consolar

Os cães conseguem perceber nossos estados de espírito. Alguns estudos afirmam que eles sabem muito bem se estamos tristes, incomodados ou deprimidos. Quando o baixo astral é notório, nosso animal de estimação virá em nossa direção para nos consolar com suas lambidas reparadoras.

Além disso, se estivermos um pouco nervosos, nosso animal de estimação perceberá isso e encontrará algum jeito de provar que está do nosso lado, com o objetivo de nos confortar.

A verdade é que as lambidas são um dos métodos de comunicação mais arraigados nesses simpáticos amigos de quatro patas.

Os cães querem demonstrar seu amor com as lambidas

É claro que tudo o que foi dito anteriormente só pode significar uma coisa: nosso animal de estimação gosta de nós! As lambidas são uma forma de expressão de amor e apego. No caso dos desconhecidos, lamber será um ato de camaradagem pelo qual os cães demonstram simpatia.

A frequência com a qual o cão lambe dá uma ideia de sua personalidade. Alguns lambem todo mundo e por isso são considerados brincalhões, amáveis e carinhosos. Outros apenas se limitam a lamber aqueles de seu convívio mais íntimo, de vez em quando.

Mas atenção...

Por vezes, os cães nos lambem quando não estão bem, e essa é uma das razões pelas quais devemos estar inteirados do uso que nosso cão dá à língua dele. Às vezes, significa que ele se sente mal, expressando isso através de lambidas. Se os olhos estiverem tristes e a fisionomia parecer desanimada, uma lambida servirá para chamar a atenção do tutor. Um sinal de que algo não vai bem também pode ser quando eles se lambem - leia a seguir. 

Por que os cães lambem a si mesmos?

Nem sempre que o cão se lambe significa que ele esteja doente. Eles podem lamber suas patas, genitais e outras partes do tronco se sentem que estão sujas. É normal que alguns façam isso quando pisam no chão ou em substâncias viscosas. Trata-se de um sistema de limpeza semelhante ao que utilizam os gatos para manter a higiene, embora nos cães isso não seja tão intensivo. 

Mas quando os cães lambem a si mesmos também pode indicar que estejam sentindo alguma dor na área onde aplicam a própria saliva. E não apenas quando há feridas abertas; o cão pode se lamber quando estiver sofrendo alergia, uma contusão interna ou, inclusive, uma infecção em algumas glândulas superficiais. Se for algo que cause dor nele, ele vai procurar se certificar com o uso da própria língua.

Cabe ao tutor ficar atento se tal ato de lamber surgiu de repente, se está compulsivo, pois isso pode indicar que algo está errado e, portanto, o cachorro deve ser levado ao veterinário. 

As lambidas dos cães representam algum risco para os humanos?

Existem tutores que gostam de seus cães, mas não querem ser lambidos no rosto, por receio de alguma contaminação. De acordo com um estudo científico realizado na Universidade do Arizona, em 2015, os tutores de cães que mantêm um contato direto com seus animais de estimação são mais felizes e desfrutam de uma saúde melhor que o restante das pessoas. Ao que parece, o organismo dessas pessoas é menos propenso a doenças.

Os pesquisadores lidam com a hipótese de que os micróbios presentes no estômago e na saliva dos cães fortalecem nosso sistema imunológico - a não ser, excepcionalmente, que o animal seja diagnosticado como portador de alguma zoonose, fato que deverá ser observado para identificar quais as formas de transmissão e o que pode ou não ser admitido como forma de carinho enquanto o animal estiver doente e em tratamento.

Fonte: Passe Digital

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário