Condições que podem contribuir incluem:
- defeitos anatômicos-Braquicéfalos
- alergias e infecções das vias aéreas que causam inchaço dos tecidos
- corpos estranhos
- crescimentos, como pólipos ou tumores.
- Colapso traqueal ou paralisia da laringe (paralisia das cordas vocais, a abertura da traquéia) também podem causar o ronco.Paralisia da laringe não é incomum em cães, especialmente aqueles com hipotireoidismo.
- obesidade (Veterinários geralmente definem um cão que pesa 20 % mais do que seu peso ideal como obesos. obesidade de cães é um fator importante em causar o ronco porque o peso adicional ajuda a entrar em colapso o palato mole da boca do cachorro à noite, levando ao ronco)
- É comum também se ver o ronco desenvolver em cães idosos sem nenhuma doença subjacente aparente, talvez por causa de maior relaxamento e diminuição da audição.
O ideal é levá-lo ao veterinário para uma avaliação cuidadosa da saúde geral do seu cão e observar como estão as vias aéreas.
O que pode ser feito para diminuir ou parar o ronco do seu Pet ?
- Cama
Procure fazer uso de uma cama onde ele possa se esticar (essa posição pode reduzir sua dificuldade de respiração)
Evite as camas redondas.
Eleve a posição da cabeça (isso o ajudará a respirar melhor)
Você pode prender uma bola com uma faixa no meio das costas ,evitando que durma com a barriga para cima. (sempre que tentar ficar nessa posição a bola causará um incomodo). A faixa deve ser presa suavemente para não atrapalhar a respiração.
- Alergia
faça anotações durante as mudanças de estações, e observe se a intensidade do ronco por exemplo aumentou no mesmo período do ano anterior. (se coincide por exemplo com o período da polinização)
Nunca fume perto do seu peludo
- Peso
Converse com o veterinário sobre uma dieta saudável para redução do peso (Não dê comida humana como, frituras, doces, salgados ...
Forneça água fresca em abundancia . Incentive seu animal a beber água
- Exercícios
Brincar com seu gato por 15 min duas vezes ao dia
Caminhar com seu cão 30 a 40 min todos os dias (se possível 2 vezes ao dia)
Animais Braquicéfalos por terem seu focinho encurtado são os animais com maior tendencia a problemas respiratórios e consequentemente os maiores "roncadores"
Nos cães :Boxer, Bulldog, Pequinês, Pug, Shih Tzu, Boston Terrier, entre outras.
Nos gatos : Persa, Himalaia
Se perceber que o ronco vem aumentando devido a dificuldade respiratória e isso tem deixado seu animal ofegante,converse com seu veterinário sobre a possibilidade de uma cirurgia corretiva.
Fonte: Dicas Peludas
Nenhum comentário:
Postar um comentário