Seja a pessoa que seu cachorro pensa que você é


Quando você tira um cachorro de uma situação de maus-tratos ou outra forma de perigo - pessoalmente ou por meio de adoção -, ele acha que você é um super-herói dos animais.

Essa é a mensagem do vídeo produzido pela ONG Peta, estrelado pelo cantor (e vegano defensor dos animais) Iggy Pop, ao som de Breathless ("Sem fôlego"), da banda Nick Cave & The Bad Seeds: seja a pessoa que seu cachorro pensa que você é.


E você pode realmente ser esse super-herói, por meio de simples ações no dia a dia - nem precisa ter superpoderes para isso. Você pode salvar muitas vidas de animais não comendo-os (o site Vegan Calculator estima quantas vidas você já poupou - além de outros indicadores ambientais -, de acordo com o tempo que você deixou de comer carne); não frequentando zoológicos, circos com animais, aquários; não fazendo passeios sobre elefantes ou camelos nem tirando selfies com tigres quando for viajar (conheça outras "atrações" que exploram e maltratam animais aqui); não vestindo couro, lã, pele, penas nem seda; não consumindo produtos de empresas que façam testes em animais.

Acompanhe nosso blogue, nós postamos aqui diariamente notícias que te farão ver os animais de outra forma. E entender que ajudá-los é bem mais simples - e gostoso e saudável, no caso da alimentação - do que parece. Torne-se também um herói não apenas do seu cachorro, mas de todos os animais!

Abaixo, traduzimos a letra da música. Na sequência, já colocamos umas dicas para você.


Sem fôlego

E estou sem fôlego sem você

O vento circunda as árvores

E faz as jovens folhas fazerem barulho

Pois é de tirar o fôlego sem você

A raposa persegue o coelho

O coelho se esconde sob a terra

Pois ele é indefeso sem você

O céu diurno se vai

E todas as coisas terrestres param para brincar

Pois é de tirar o fôlego sem você

Pois todos ficamos sem fôlego sem você

Eu escuto meus ossos 

O sangue em minhas veias e o vento em meus pulmões

E estou sem fôlego sem você

Ainda suas mãos

E ainda seu coração

Pois ainda seu rosto chega brilhando

E toda a manhã brilha novamente

Ainda sua alma

Ainda sua mente

Ainda o fogo do amor é verdadeiro

E estou sem fôlego sem você



Animais não são alimento, nenhum deles. Eles não são comida nem escravos dos humanos. Sentem como todos nós e por isso merecem a vida e a liberdade. A alimentação vegetariana estrita, sem carne de qualquer tipo ou derivados (laticínios, ovos, mel), já está provada como sendo a mais saudável para os humanos. Quem opta pelo veganismo (que engloba não somente a dieta vegetariana estrita, como também o não uso de roupas e acessórios de couro, lã, pele, penas e seda, assim como o boicote a "atrações" que exploram os animais, como zoológicos, circos e aquários, e a empresas que fazem testes em animais) está fazendo um bem pelos animais e para sua própria saúde e vida. E não é difícil nem caro. Quer uma ajuda para começar a parar de comer carne? O primeiro passo é a informação. Aprenda com quem já vive esse estilo de vida: pergunte, pesquise. Use as redes sociais para expandir seu conhecimento sobre vários assuntos, inclusive esse, que é vital para você e um imensurável número de vidas inocentes. Há diversos grupos sobre o tema no Facebook. Listamos abaixo alguns deles:

Troll Ajuda disponibiliza um tópico fixo com uma lista de produtos (não só para alimentação) livres de crueldade animal e oferece sempre diversas dicas para iniciantes e "veteranos";

Veganismo é um dos maiores grupos sobre o tema no Facebook, com quase 50 mil membros sempre compartilhando experiências e tirando dúvidas;

Veganismo Popular desmitifica a ideia de que veganismo é caro. É perfeitamente viável seguir uma alimentação diária sem crueldade animal e sem maltratar o bolso;

Musculação Vegana é voltado para os praticantes de atividades físicas. Nele, você pode ver como é preconceituosa e errada a ideia que algumas pessoas tentam propagar, de que vegetarianos estritos são fracos fisicamente (muito pelo contrário, são mais fortes e saudáveis). O grupo oferece diversas dicas de alimentação e suplementação vegana.

Existem ainda sites e blogues com deliciosas receitas veganas, simples e baratas de fazer. Estes são alguns: 




Viewganas (canal do YouTube especializado em versões veganas de receitas tradicionais com carne) 

Já a Revista dos Vegetarianos é uma publicação mensal (impressa e on-line) com excelente conteúdo que vai bem além de receitas, focando a saúde como um todo. 

Mapa Vegano lista diversos estabelecimentos em todo o Brasil, abrangendo produtos e serviços de alimentos e bebidas, higiene e beleza, roupas e acessórios, ONGs e outros. 

E para dar uma força aos iniciantes, o Mercy for Animals Brasil disponibiliza um Guia Vegetariano gratuito em seu site. Nele, você encontra diversas informações que podem norteá-lo no começo de uma nova vida. O Desafio 21 Dias Sem Carne também pode ser uma boa forma de você começar - e descobrir que consegue abolir definitivamente os animais do seu cardápio.

Mas já saiba desde o começo que abraçar o veganismo é uma mudança e tanto, que fará um imenso bem para você, para os animais e para o planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário