Muito além da coceira: pulgas podem causar alergias e até anemia




Proteger os cães e gatos das pulgas e carrapatos é uma tarefa que deve ser seguida firmemente pelos seus donos. A utilização de produtos antipulgas é a melhor forma de evitarpicadas e consequentemente doenças alérgicas como dermatites e até anemia.



Encontrados em pet shops e em clínicas veterinárias, os métodos apresentam bons resultados e estão cada vez menos tóxicos e mais eficientes. Talvez muitas pessoas não saibam, mas as pulgas estão espalhadas pela casa, por isso é importante o uso destes medicamentos para eliminar a presença delas.

Como a multiplicação das pulgas é muita rápida, a aplicação do medicamento pode demorar a apresentar o resultado esperado. Os métodos têm um tempo de ação, que pode ser imediato – como no caso do banho ou levar até 72 horas para eliminação completa – como no caso do spray. Vamos conhecer estes e outros métodos de prevenção?



Shampoo ou sabonete – A utilização deve ser feita durante um banho que dure em torno de 10 minutos. Este tempo é suficiente para eliminação das pulgas, mas não é recomendável substituí-lo pelos produtos preventivos, até porque a reaplicação deve ser feita sempre que o animal apresentar novos parasitas. O preço varia de 7 a 40 reais.

Talco – Aplicado com a ajuda de uma escova, ele entra em contato com e pele do pet. Deve ser retirado três horas após a aplicação com outra escovação. Sua aplicação deve ser semanal e o preço está em torno de 10 reais o frasco com 100g.

Bisnaga ou pipeta – Um dos métodos mais utilizados atualmente devido a sua eficácia e praticidade, a bisnaga é aplicada entre a nuca e a base do pescoço do animal. Se o pet estiver infestado pelas pulgas, é recomendado dar um banho antes para que o produto aja corretamente. O líquido demora em torno de 24 horas para se espalhar pelo corpo do animal e deve ser aplicado mensalmente. O preço varia de acordo com o peso do animal e está em torno de 27 a 48 reais.

Coleira – indicado para animais que vivem em regiões com maior probabilidade de infestação, o uso deve ser contínuo. Com duração de até 4 semanas, deve-se tirar acoleira somente durante o banho. Ela solta um pó que se espalha pelo corpo do animal em até 24 horas matando todas os parasitas. Se tiver crianças em casa, evite que ela chegue muito perto da coleira, que pode causar intoxicação devida alta concentração deprincípios ativos. O preço varia de 25 a 55 reais.

Spray– a aplicação deve ser feita no sentido contrário ao crescimento do pelo do animal. A utilização em filhotes pode ser feita desde os primeiros dias de nascidos. Para garantir o melhor resultado, o corpo do pet deve ser molhado com o líquido por completo. A ação é praticamente imediata, mas deve ser feita mensalmente para eliminação das pulgas ecarrapatos. O preço varia de 60 a 80 reais.

Comprimido – não tem efeito preventivo, mas serve para combater as pulgas em casos de infestações intensas e em situações de riscos. Absorvido pelo trato gastrointestinal ele é eliminado pela fezes algumas horas depois. As pulgas morrem ao se alimentarem do sangue do animal. A proteção varia de 24 a 72 horas e o preço varia de 40 a 50 reais a caixa com seis comprimidos.

Um comentário:

  1. Que remedio posso usar em gatos pra pulgas tem algum ?porque caseiro não adianta!!! aguardo resposta!Obrigado!.

    ResponderExcluir