O que é a tosse do canil?

traqueobronquite infecciosa, popularmente conhecida como “tosse do canil”, é uma doençaaltamente contagiosa, provocada por diversos vírus e bactérias, e que ataca o sistema respiratório dos animais, causando dificuldades respiratórias e crises de tosse severasque podem ser vistas pelos donos como engasgos ou sufocamento, durante dias ou até diversas semanas.


O mal pode surgir repentinamente e atingir cães de diferentes idades, especialmente osfilhotes recém-desmamados e os adultos debilitados, além dos pets que recentemente estiveram em canis, jardins, ou aglomerações com outros bichos infectados. O animal pode contrair a doença em qualquer estação do ano, existindo uma maior probabilidade no frio.
transmissão pode acontecer por meio dos aerossóis, ou seja, minúsculas gotas eliminadas por espirros, ou por objetos contaminados. Os primeiros sintomas são visíveis de 3 a 10 dias, após a infecção e podem continuar de 3 a 4 semanas.
A “tosse do canil” chega a atingir cerca de 15 espécies diferentes de animais, inclusive o próprio homem. Os produtos de limpeza com formol, a poeira e as mudanças de temperaturafavorecem a penetração dos microorganismos no corpo dos cachorros. Já os micróbios existentes no chão e na terra também podem causar irritações nas narinas.
Por isso, o uso de antibióticos é fundamental em casos de falta de apetite, febre, apatia e perda de peso. Existem também as vacinas intranasais e subcutâneas em filhotes com oito semanas de idade, juntamente com a revacinação anual.
Assim que a tosse for diagnosticada, é indispensável o acompanhamento de um veterinário, durante o tratamento. Outra dica importante é umidificar ar com o objetivo de diminuir a sintomatologia associada à tosse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário