“No dia 8 de janeiro [2018], virei vegana”, diz Xuxa em sua coluna na atual edição da revista Contigo!, nas bancas de todo o Brasil. “Mas não me considero 100%, pois ainda uso roupas feitas com material animal”, pondera a Rainha dos Baixinhos. A apresentadora escreveu um texto, intitulado "Bichos longe do prato", em que explica seu processo até chegar ao veganismo e os motivos que a levaram a tomar essa decisão.
Ela explica que desde criança teve dificuldades para digerir carnes de frango e de boi. Carne de porco ela afirma nunca ter comido. “Cachorro-quente? Só pão e molho”, diz. Ela conta que, mais tarde, descobriu que existem pessoas que realmente têm problema para digerir animais.
Vendo seu sofrimento após comer carnes, sua mãe pedia para ela não engolir. “Para eu não sofrer tanto, minha mãe dizia para mastigar a carne e jogar o bagaço. E, uma vez por semana, comia fígado, pois falavam que precisávamos do ferro contido nele”, relembra Xuxa.
Ela conta que, aos 13 anos, parou com a carne vermelha. Aos 26, deixou de comer frango. Após achar um “quase pintinho” (palavras dela) na frigideira ao tentar fritar um ovo, ela também deixou de comer esse tipo de secreção.
“Segui com leite e queijo sem lactose e, uma vez por semana, peixe. Afinal, diziam que a tal proteína animal era necessária”, diz. Mas mesmo os laticínios sem lactose começaram a fazer mal a ela, fato que a fez se esforçar para comer mais peixe porque, até então, ela achava que era necessário.
“Então, Junno me apresentou o documentário Terráqueos [Earthlings, 2005]. Uau! Parei de ver algumas vezes, não queria assistir até o final, chorei e me senti péssima por fazer parte disso tudo.” O documentário pode ser assistido gratuitamente e legendado em português no site www.terraqueos.org, criado pelo Vista-se para ajudar na divulgação desse excelente longa norte-americano.
Em seguida, ela e Junno Andrade, ator com quem Xuxa namora há cinco anos, assistiram ao documentário What the Health (2017). Esse segundo documentário, disponível na Netflix, mostra exclusivamente fatos relacionados à saúde e à ingestão de produtos animais.
“Quem quiser se matar ou fazer parte da matança toma essa decisão conscientemente”, diz a apresentadora, sem tentar fazer média com ninguém.
Xuxa ironiza as críticas de quem a chamou de chata após publicar em suas redes sociais sobre o veganismo. “Descobri que faço parte da tribo dos ‘chatos’, um grupo que não quer repetir que ama os bichos, mas se alimenta deles. Uma galera muito criticada, pois ninguém gosta de assumir que, para o próprio bem, é preciso causar sofrimento e morte”, diz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário