Um mergulhador se filmou nadando em um "mar de lixo" em uma ilha vizinha a Bali, na Indonésia. O inglês Rich Horner postou o vídeo em suas redes sociais e no YouTube. As imagens rapidamente viralizaram.
Ele mergulhava nos arredores da ilha de Nusa Penida, a 20 km de Bali, um dos principais destinos turísticos da Indonésia, por suas praias de areia branca e águas cristalinas.
Em 2017, contudo, algumas praias de Bali declararam estado de emergência por causa do lixo. Nusa Penida vem sendo coberta cada vez mais por detritos. Horner morou em uma ilha vizinha, e diz que nunca havia visto tanto plástico no mar.
A Indonésia produz cerca de 130 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano - mais que o dobro do que o registrado no Brasil, por exemplo, 60 milhões de toneladas.
A presença de lixo nos oceanos é um problema cada vez mais sério. Diferentemente do que se pensa, muitos desses detritos não formam uma mancha grande e contínua, observada por meio de imagens de satélite e fotografias aéreas.
Esse é o caso, por exemplo, da chamada "grande mancha de lixo do Pacífico", uma área de concentração de lixo marinho no norte do Oceano Pacífico, entre o Havaí e o estado norte-americano da Califórnia, dentro da zona de alta pressão subtropical do Pacífico Norte.
Apesar de muitos objetos poderem ser encontrados nessa área, como garrafas plásticas e redes de pesca abandonadas, a maioria dos resíduos sólidos consiste em pequenos fragmentos de detritos plásticos flutuantes que, de tão pequenos, não são visíveis a olho nu.
Veja o vídeo feito por Rich Horner em Bali.
Fonte: BBC Brasil
Foto: YouTube / Reprodução
Vídeo: Rich Horner (editado por BBC Brasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário