Quem gosta de música sabe o quão terapêutico ela pode ser, e pesquisadores mostraram que uma boa melodia pode afetar os gatos. Mas eles pensam que as músicas humanas são ruins.
Em 2015, para descobrir se os gatos poderiam responder à música, cientistas da Universidade de Wisconsin e da Universidade de Maryland compuseram uma “música centrada no gato”.
“Examinamos as vocalizações naturais dos gatos e combinamos nossa música com a mesma faixa de frequência, que é sobre uma oitava ou mais do que as vozes humanas”, disse o autor principal, Charles Snowdon.
Na música humana, o ritmo muitas vezes imita os batimentos cardíacos e, na música de gato, a equipe replica o ritmo das coisas que os gatos achariam interessantes – uma música apresentava um ritmo de gatos ronronando.
No estudo, as músicas de gato foram tocadas para 47 bichanos domésticos, e os pesquisadores observaram como os felinos reagiram em comparação a quando ouviram duas canções humanas clássicas (uma de Johann Sebastian Bach e outra de Gabriel Fauré).
De acordo com o que publicaram na revista Applied Animal Behavioral Science, a equipe informou que os gatos não responderam à música humana.
Mas quando a música do gato começou, eles ficaram excitados e começaram a se aproximar dos alto-falantes, muitas vezes se esfregando sobre eles, o que significa que estavam tentando reivindicar o objeto.
Embora a composição de música para gatos possa parecer inútil, a pesquisa poderia oferecer novas maneiras de manter os gatos calmos em abrigos, antes de viagens e veterinários.
Um dos coautores, David Teie, já havia mostrado que macacos também respondem de maneira diferente à música que foi especialmente composta para eles. A equipe espera que seu estudo forneça o quadro para compor melodias para mais espécies.
Ouça aqui uma amostra de uma das músicas, Cozmo's Air.
Fonte: Climatologia Geográfica (via Science Alert)
Foto: bbbrrnl / iStock
Nenhum comentário:
Postar um comentário