Segundo dados atuais do IBGE, Brasil tem mais de 208 milhões de pessoas e 218 milhões de bovinos


Você certamente já ouviu mais de uma vez que o Brasil tem mais boi do que gente. Essa afirmação é usada para evidenciar a quantidade absurda de recursos naturais como comida e água que o País utiliza para manter esse ciclo de criação e morte de animais.

Segundo os mais atualizados dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 208,2 milhões de pessoas espalhadas em todos os estados, em áreas rurais e urbanas. É muita gente.

Mas o número de bovinos é ainda mais impressionante, chegando a 218,2 milhões de indivíduos. Desde 1974, quando começaram as contagens, o Brasil nunca tinha chegado nem perto de ter um rebanho tão grande.

Portanto, sim, há um boi para cada brasileiro e sobram 10 milhões ainda, número equivalente a toda a população de Portugal, por exemplo. O dano ambiental causado pela pecuária é gigantesco e esse preço não entra na conta dos animais que o Brasil consome e exporta.

Além dos 218,2 milhões de bois e vacas, há ainda dentro do Brasil 37,9 milhões de porcos (mais do que toda a população do Canadá) e 1,3 bilhão de frangos e galinhas explorados por sua carne e para ovos (o equivalente a toda a população da China).

Todos esses animais comem rações feitas com grãos como milho, soja, sorgo e outros. E todos eles demandam muita água também, tanto para beber quanto no manejo enquanto eles estão vivos e também nos matadouros para limpeza dos locais de abate, entre outros usos.

Por segundo, o Brasil mata 1 boi, 1 porco e 189 frangos – você não leu errado, confira aqui. Enquanto mata, nosso País faz nascer outros tantos animais por inseminações artificiais para que o ciclo continue gerando lucro.

Se você não quer fazer parte desses números, não há forma mais coerente do que adotar o veganismo em seu dia a dia. Saiba mais em sejavegano.com.br.

Serviço

População brasileira, estimativa em tempo real do IBGE (acesse aqui)

População de bois e vacas, números mais recentes do IBGE (acesse aqui)

Fonte: Vista-se  

Foto: Reprodução


NOTA DA NATUREZA EM FORMA:

Animais não são alimento, nenhum deles. Eles não são comida nem escravos dos humanos. Sentem como todos nós e por isso merecem a vida e a liberdade. A alimentação vegetariana estrita, sem carne de qualquer tipo ou derivados (laticínios, ovos, mel), já está provada como sendo a mais saudável para os humanos. Quem opta pelo veganismo (que engloba não somente a dieta vegetariana estrita, como também o não uso de roupas e acessórios de couro, lã, pele e seda, assim como o boicote a "atrações" que exploram os animais, como zoológicos, circos e aquários, e a empresas que fazem testes em animais) está fazendo um bem pelos animais e para sua própria saúde e vida. E não é difícil nem caro. Quer uma ajuda para começar a parar de comer carne? O primeiro passo é a informação. Aprenda com quem já vive esse estilo de vida: pergunte, pesquise. Use as redes sociais para expandir seu conhecimento sobre vários assuntos, inclusive esse, que é vital para você e um imensurável número de vidas inocentes. Há diversos grupos sobre o tema no Facebook. Listamos abaixo alguns deles:

VegAjuda - Veganismo disponibiliza um tópico fixo com uma lista de produtos (não só para alimentação) livres de crueldade animal e oferece sempre diversas dicas para iniciantes e "veteranos";

Veganismo é um dos maiores grupos sobre o tema no Facebook, com quase 50 mil membros sempre compartilhando experiências e tirando dúvidas;

Veganismo Popular e Veganos Pobres Brasil desmitificam a ideia de que veganismo é caro. É perfeitamente viável seguir uma alimentação diária sem crueldade animal e sem maltratar o bolso;

Musculação Vegana é voltado para os praticantes de atividades físicas. Nele, você pode ver como é preconceituosa e errada a ideia que algumas pessoas tentam propagar, de que vegetarianos estritos são fracos fisicamente (muito pelo contrário, são mais fortes e saudáveis). O grupo oferece diversas dicas de alimentação e suplementação vegana.

Existem diversos sites e blogues com deliciosas receitas veganas (além dos tradicionais livros de receitas), simples e baratas de fazer. Clique aqui para conhecer uma lista deles!

Já a Revista dos Vegetarianos é uma publicação mensal (impressa e on-line) com excelente conteúdo que vai bem além de receitas, focando a saúde como um todo. 

Mapa Vegano lista diversos estabelecimentos em todo o Brasil, abrangendo produtos e serviços de alimentos e bebidas, higiene e beleza, roupas e acessórios, ONGs e outros. 

Informe-se sempre! Aqui mesmo em nosso blogue, publicamos diariamente matérias sobre veganismo x indústria da carne (e do leite, ovos etc.). Leia também em outras fontes, converse com outros veganos e vegetarianos (mesmo que você não conheça pessoalmente, como nos grupos indicados acima) e veja de que lado é o certo ficar. Mas já saiba desde o começo que abraçar o veganismo é uma mudança e tanto, que fará um imenso bem para você, para os animais e para o planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário