Algum gato já te lambeu e você estranhou a sensação? Parecia até uma lixa sendo esfregada na sua pele, não é mesmo? Saiba que isso é normal, pois todos os gatos têm a língua áspera. Pode até ser esquisito para nós, humanos, já que a nossa é bem lisa e macia. Mas existe um motivo para a língua dos felinos ser diferente.
Esse órgão é muito importante para os humanos e animais. Ele faz parte do sistema digestivo, auxiliando na mastigação. Além disso, está coberto por papilas gustativas, permitindo a nós e aos animais sentirmos o sabor dos alimentos. Essas papilas estão localizadas nas bordas da língua e na face dorsal, e as quantidades e tipos mudam conforme a espécie.
Para os bichanos, as papilas são ainda mais importantes, pois tornam o paladar do animal muito apurado. Eles sentem tudo com muita precisão, desde o cheiro até o sabor e textura do alimento. É por isso que você nunca verá seu gato comendo qualquer coisa. Para eles, apenas comida de qualidade.
Mas afinal, por que a língua é áspera?
A língua dos gatos é formada por um gênero de espícula, que é uma papila filiforme queratinizada (a queratina é um material presente nas unhas e cabelos). São essas espículas que tornam o órgão áspero, pois são como miniespinhos presentes pela região lingual, cuja função é auxiliar na higienização do pelo. Então, quando o bichano está se lambendo, sua língua lava o pelo e também o penteia.
Outra função das espículas é ajudar a soltar a carne dos ossos das presas. Antes de se tornarem animais domésticos, os gatos eram selvagens e caçadores, por isso sua língua tem essa função mecânica. Hoje, dificilmente você encontrará esse animal atrás de uma presa para se alimentar, embora o instinto permaneça.
Agora que você conhece a razão de a língua dos gatos ser tão áspera, não se assuste quando for lambido por um bichano!
A língua dos gatos tem uma espécie de pente,
auxiliando na limpeza e arrumação dos pelos
Fonte: Canal do Pet
Fotos: Pinterest / Reprodução
Nenhum comentário:
Postar um comentário