Pensando em adotar? Confira algumas dicas


Seja um cão, seja um gato, a responsabilidade de tutelar um animal é muito grande. A primeira dica é saber se a família toda está de acordo com a presença do bicho em casa. Todos vão ter que cooperar com os cuidados de higiene, saúde, passeios etc. Isso exige tempo, dinheiro e dedicação. O retorno todos vão ver logo de cara: eles retribuem com momentos divertidos, muito amor e companheirismo. Está pronto? Confira algumas dicas da veterinária Renata Del Bianco.

1. Em primeiro lugar, vale falar sobre responsabilidade. Cães e gatos [e outros animais de estimação] envolvem gastos com saúde e bem-estar. Os animais vão precisar de visitas semestrais ao veterinário, carteira de vacinação em dia e uma boa ração, além de banho e tosa, petiscos, brinquedos, acessórios e produtos de higiene. Além disso, podem viver cerca de 16 anos.

2. Gatos se adaptam melhor às horas em que os tutores estão fora de casa, porque dormem mais de 10 horas por dia. Por outro lado, também precisam de atenção e cuidados.

3. Os cães são ativos, requerem passeios diários e não gostam de ficar muito tempo sozinhos. É preciso dedicar um tempo para dar atenção, interagir, brincar e passear com eles. Quando ainda são filhotes, precisam de adestramento e paciência do tutor para aprender a fazer as necessidades no lugar certo. Eles crescem e também podem ficar maiores do que o esperado.

4. Alguns cães e gatos exigem cuidados diários especiais, como escovação.

5. Cachorros de pequeno porte se adaptam melhor a lugares mais compactos. 

6. É importante saber se a família mora em um lugar que aceite animais, se há espaço para o bicho viver com conforto, se alguém é alérgico a pelos. A casa deve ser estruturada para receber o animal, com proteção de tomadas, cuidados ao acesso a produtos de limpeza e plantas tóxicas, incluindo arranhadores para gatos e janelas teladas.

Fonte: A Tribuna

Foto: Shutterstock


NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:

1. Lembramos ainda que, além da vacinação e vermifugação em dia, cães e gatos devem ser castrados ainda jovens (se você adotar um animal adulto, castre-o também). Além disso, cachorros devem ser identificados. ONGs e abrigos devem entregar cães e gatos para adoção somente se castrados, vacinados, vermifugados e, no caso dos cachorros, identificados. Se você resgatar um animal da rua, providencie isso tudo. 

2. Em nosso Centro de Adoção, além de cães e gatos, temos coelhos, hamsters, camundongos, twisters, pombos e outros animais para adoção, que igualmente vieram de situações de abandono ou maus-tratos e precisam também de uma família que lhes trate com o amor e respeito que merecem. Veja aqui alguns deles! E confira aqui nosso endereço e telefones. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário