Não é difícil encontrar um tutor que reclame que seu cachorro come chinelo ou qualquer outro calçado que é deixado ao seu alcance. Antes de sair de casa ou em qualquer ocasião, os moradores da casa precisam ficar atentos e nunca deixar um calçado dando sopa - caso contrário, ele será destruído com certeza.
Mas por que o cachorro come chinelo? Será que é possível reverter a situação quando ela já se tornou um hábito para o animal? Existem diferentes causas para esse comportamento e ela deve ser identificada pelo tutor - a partir daí, basta ver qual é a melhor solução.
Por que o cachorro come chinelo?
Não só o chinelo, mas tênis, sapatos e meias podem ser alvo desses cães. A atração pelos objetos pode ser explicada de diferentes formas, é preciso prestar bastante atenção no comportamento para descobrir qual realmente representa o animal.
Dentição. Esse é o caso dos filhotes que estão com os dentinhos nascendo. Nesse período, a gengiva está sensível e coça bastante; para aliviar a sensação, eles irão morder tudo o que verem pela frente. Os chinelos e sapatos, além de serem alvos fáceis, possuem material que exerce bem a função de alívio. A atitude deve passar com o crescimento do cachorro, mas precisa ser barrada desde o início para que não se torne um hábito.
Ansiedade de separação. Se o cachorro fica muito tempo sozinho em casa, ele pode acabar sofrendo com a ansiedade de separação. Todas as vezes que os tutores saem, ele se desespera e começa a ter comportamentos diferentes. Alguns latem e choram sem parar, outros arranham a porta; há também os que destroem objetos do tutor como os chinelos (eles têm o cheiro do tutor).
Chamar atenção. Na primeira vez em que o cachorro destruiu um sapato, o tutor deu muita atenção para ele, mesmo que brigando e perguntando o porquê daquilo. Feliz por ter sido o centro das atenções naquele momento, o cão associa o chinelo com algo bom e continuará tendo a atitude para ganhar o tempo do tutor.
Tédio. Cachorros precisam brincar e gastar energia. Se isso não for proporcionado a ele, comportamentos destruidores aparecerão pelo simples fato de que o animal está entediado e não ganha atenção do tutor.
Desobediência. O tutor fala com o animal e é completamente ignorado porque não é visto como líder por ele. Nesses casos, o cachorro faz o que quer sem se importar com nada.
Como acabar com o problema?
Para cada causa, existe uma forma de adestramento.
Dentição. Nesses casos, o problema costuma ser passageiro. A dica é comprar brinquedos próprios para essa fase da vida dos cães. Muitas opções são vendidas em pet shops. Mostrar para o animal que o brinquedo é mais legal do que o chinelo ou o sapato impedirá que ele repita a ação.
Ansiedade de separação. Esse é um problema psicológico, portanto, é mais difícil de lidar. O primeiro passo é entender o que levou o animal a ter medo de ficar sozinho em casa. O adestramento inclui uma nova forma de relacionamento do cachorro com o tutor, modificação de estímulos, maior prática de exercícios e ensino de comandos, entre outros. A melhor opção é contar com a ajuda de especialistas em comportamento e até veterinários.
Chamar atenção. A primeira coisa que precisa mudar nesses casos é a reação do tutor quando o cachorro pega o chinelo ou o sapato. Evitar movimentos bruscos é importante, a fala deve ser curta e firme, sem muitas delongas. Feito isso, mude o foco para uma atividade que realmente diga respeito ao dia a dia do animal, como brincar com a bolinha, e recompense-o se ele fizer tudo direitinho. É importante que a atividade não seja feita apenas quando ele aprontar, senão será mais um reforço.
Tédio. Um cachorro se torna destruidor quando não tem oportunidade de gastar sua energia. Portanto o erro aí é do tutor que não dedica o tempo necessário ao seu animal de estimação. A partir do momento em que o animal fizer atividades e tiver brinquedos interativos que goste à sua disposição, o problema não ocorrerá mais*.
Desobediência. Os cães estão acostumados a ter um líder na matilha. Dentro dos lares, esse líder é o próprio tutor, mas alguns animais não enxergam dessa forma. Assim, o cachorro se torna desobediente e parece fazer tudo ao contrário do que é falado. A saída é tentar, por meio do adestramento, modificar a relação entre tutor e tutelado. O ensino de comandos simples como "senta", "deita" e "dá a patinha" pode ser suficiente.
Se a reclamação de que o cachorro come chinelo continuar mesmo com as providências tomadas, procure um adestrador ou um veterinário para ajudar.
Fonte: Canal do Pet
Foto: Reprodução
*Leia também: Brincadeira produtiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário