25 razões para ser vegetariano


1. É comprovado cientificamente que vegetarianos correm menos risco de doenças cardiovasculares.

2. É comprovado cientificamente que vegetarianos correm menos risco de câncer.

3. É comprovado cientificamente que vegetarianos correm menos risco de diabetes.

4. Vegetarianos têm 20% a menos de colesterol que as pessoas que comem carne, além de irem a hospitais 22% menos que os carnívoros.

5. A carne contém substâncias como hormônios, pesticidas e antibióticos que são dados aos animais em cativeiro. Essas substâncias são 15 vezes mais concentradas na carne que nos alimentos vegetais.

6. O sofrimento infligido aos animais que são criados em cativeiros e destinados ao abate não encontra justificação racional quando podemos nos nutrir de outros alimentos. Os animais não devem ser tratados como meios, serem explorados e mortos em função de nossos desejos e hábitos. Nos EUA, a cada hora, meio milhão de animais são abatidos.

7. Casos de envenenamento por comida são em sua maioria causados pela carne.

8. Podemos obter através de uma dieta vegetariana equilibrada todas as vitaminas, proteínas e minerais necessários à sobrevivência. A carne não é indispensável.

9. Os embutidos como as salsichas são feitos de restos de carne animal - entre esses restos, os intestinos. Quem garante que esses intestinos estão limpos e livres de coliformes fecais quando utilizados?

10. Com uma alimentação vegetariana, a fome seria imediatamente eliminada. Cem acres de terra produzem carne para 20 pessoas, enquanto produzem grãos para 240 pessoas.

11. A concorrência entre os frigoríficos barateia a carne e cria sistemas de criação e abate cada vez mais cruéis.

12. A poluição de lagos e lençóis freáticos acontece principalmente devido à liberação de excrementos da criação de animais em larga escala. Somente a criação de animais nos EUA produz 39 mil quilos de excrementos por segundo.

13. Metade da poluição das águas do mundo acontece devido à criação de animais. O consumo de água para a criação de animais é igualmente alarmante: para produzir um quilo de carne, são necessários de 20 mil a 30 mil litros de água, enquanto que para produzir um quilo de trigo são necessários somente 150 litros de água.

14. Cerca de 80% das áreas cultiváveis no mundo são utilizadas para pasto e criação de animais. Enquanto em um hectare de terra  podem ser colhidos 22.500 kg de batata, na mesma área somente 185 kg de carne são produzidos.

15. Noventa por cento do desmatamento de florestas tropicais é decorrente da criação de animais e mais de mil espécies são extintas com o desmatamento.

16. A plantação de soja, grande responsável pelo desmatamento, serve principalmente para produzir rações para a criação de animais. A soja utilizada na alimentação humana é uma porcentagem ínfima frente à produzida para a alimentação dos animais em cativeiro.

17. Em uma vida inteira, uma pessoa consome 36 porcos, 36 bois e 750 frangos e perus! É muita morte para uma pessoa só, não acha?

18. Uma alimentação vegetariana é muito mais rica e criativa que a alimentação carnívora, geralmente restrita à carne como alimento principal.

19. A digestão da carne é uma digestão difícil, que consome energia e causa cansaço após sua ingestão. A alimentação vegetariana é leve e não sobrecarrega o organismo.

20. A alimentação vegetariana é mais barata e econômica. Com o dinheiro de um quilo de carne, você pode fazer um sacolão de legumes e verduras.

21. A carne causa o envelhecimento prematuro das células do corpo.

22. A dieta vegetariana é rica em fibras e proporciona a saúde do intestino, impedindo a prisão de ventre.

23. Animais são amigos, não comida! Se você não come uns, por que come outros?

24. Segundo as religiões orientais, o sofrimento que causamos ao outro - humanos, animais ou terra - retorna para todos nós na forma de mais sofrimento.

25. O vegetarianismo é a dieta mais coerente com a atual situação do planeta, que necessita de sustentabilidade.

Fonte: Estilo Vegan  

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário