10 mentiras que as pessoas que comem carne contam para si mesmas


1. "As pessoas sempre comeram carne e sempre comerão"

Desculpa, mas não é verdade. Ao longo da história, muitas culturas evitavam a carne. E só porque algo foi feito no passado, não significa que devemos continuar fazendo. Vamos em frente!

2. "Se eu parar de comer carne, não vai fazer diferença"

Vai fazer diferença, sim, para muitas dezenas de animais que você salvará por ano. E considerando todos os demais que também estão parando de comer, os resultados são ainda mais significantes. Os tempos estão mudando.

3. "Precisamos comer carne por causa das proteínas"

Não, não precisamos. A proteína é abundante em fontes vegetais. Dos feijões às lentilhas e castanhas, você não precisa de carne para ingerir proteínas. É um mito. E fim. 

4. "Animais são tratados 'humanamente' em fazendas"

Nem perto disso! Cerca de 95% dos animais criados e mortos para alimentação têm vidas miseráveis na indústria: superlotação, instalações imundas onde animais são socados em pequenas gaiolas, mutilados sem analgésicos e abatidos sem dó. Ainda assim, mesmo aqueles criados de forma mais "humana" ainda experimentam imenso sofrimento e são abatidos muito novos, impossibilitados de viver uma vida livre*.

5. "Não gosto de comida vegetariana"

Então você não gosta de batata frita e macarrão? E bolos e chocolate? Vamos combinar: você provavelmente come alimentos vegetarianos toda hora e ama. Você só não chama isso de vegetariano. Clique aqui para conhecer dezenas de sites e livros com receitas incríveis, fáceis e acessíveis!

6. "Ser vegetariano não é saudável"

Na verdade, estudos mostram que vegetarianos têm menores taxas de doenças cardíacas, diabetes e câncer. Há evidências clínicas de que uma dieta sem carne, leite ou ovos é uma das melhores formas de perder peso e evitar a obesidade.

7. "Atletas precisam de carne para ficarem fortes"

Certo... fale isso para a tenista Serena Williams, para o jogador de futebol americano Tony Gonzales, para o lutador Mac Danzig, para os fisiculturistas brasileiros Paru Vegan e Felipe Garcia do Carmo e muitos outros! A lista de atletas veganos é impressionante e longa. Esse argumento é furado.

8. "Meu corpo precisa de carne"

Não, não precisa. Releia o número 6. Seu corpo, na verdade, seria muito melhor sem isso.

9. "Se eu parar de comer carne, as vacas vão dominar o planeta"

Sério? Isso se chama oferta e demanda. Se as pessoas pararem de comer carne, as fazendas parariam gradualmente de reproduzir os animais. Simples assim!

10. "A indústria da carne é a única forma de alimentar todo o mundo"

Segura aí! A indústria da carne não apenas é uma das principais causas das mudanças climáticas, como também um local de muito desperdício. Para produzir apenas um quilo de carne vermelha, são gastos 16 quilos de grãos. Imagine quantas pessoas poderiam ser alimentadas com todos esses grãos!


Imagem: Reprodução


NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:

*1. Veja o documentário A Carne É Fraca, produzido pelo Instituto Nina Rosa e inteiramente filmado em matadouros que alegam praticar o "abate humanitário". Veja o filme e imagine então como são os locais que praticam abate não humanitário. 

E se você acredita em outra falácia da indústria da carne chamada "galinhas criadas livres de gaiola", leia: A realidade por trás dos ovos “livres de gaiola”.

2.  Animais não são alimento, nenhum deles. Eles não são comida nem escravos dos humanos. Sentem como todos nós e por isso merecem a vida e a liberdade. A alimentação vegetariana estrita, sem carne de qualquer tipo ou derivados (laticínios, ovos, mel), já está provada como sendo a mais saudável para os humanos. Quem opta pelo veganismo (que engloba não somente a dieta vegetariana estrita, como também o não uso de roupas e acessórios de couro, lã, pele e seda, assim como o boicote a "atrações" que exploram os animais, como zoológicos, circos e aquários, e a empresas que fazem testes em animais) está fazendo um bem pelos animais e para sua própria saúde e vida. E não é difícil nem caro. Quer uma ajuda para começar a parar de comer carne? O primeiro passo é a informação. Aprenda com quem já vive esse estilo de vida: pergunte, pesquise. Use as redes sociais para expandir seu conhecimento sobre vários assuntos, inclusive esse, que é vital para você e um imensurável número de vidas inocentes. Há diversos grupos sobre o tema no Facebook. Listamos abaixo alguns deles:

VegAjuda - Veganismo disponibiliza um tópico fixo com uma lista de produtos (não só para alimentação) livres de crueldade animal e oferece sempre diversas dicas para iniciantes e "veteranos";

Veganismo é um dos maiores grupos sobre o tema no Facebook, com quase 50 mil membros sempre compartilhando experiências e tirando dúvidas;

Veganismo Popular e Veganos Pobres Brasil desmitificam a ideia de que veganismo é caro. É perfeitamente viável seguir uma alimentação diária sem crueldade animal e sem maltratar o bolso;

Musculação Vegana é voltado para os praticantes de atividades físicas. Nele, você pode ver como é preconceituosa e errada a ideia que algumas pessoas tentam propagar, de que vegetarianos estritos são fracos fisicamente (muito pelo contrário, são mais fortes e saudáveis). O grupo oferece diversas dicas de alimentação e suplementação vegana.

Existem diversos sites e blogues com deliciosas receitas veganas (além dos tradicionais livros de receitas), simples e baratas de fazer. Clique aqui para conhecer uma lista deles!

Já a Revista dos Vegetarianos é uma publicação mensal (impressa e on-line) com excelente conteúdo que vai bem além de receitas, focando a saúde como um todo. 

Mapa Vegano lista diversos estabelecimentos em todo o Brasil, abrangendo produtos e serviços de alimentos e bebidas, higiene e beleza, roupas e acessórios, ONGs e outros. 

Informe-se sempre! Aqui mesmo em nosso blogue, publicamos diariamente matérias sobre veganismo x indústria da carne (e do leite, ovos etc.). Leia também em outras fontes, converse com outros veganos e vegetarianos (mesmo que você não conheça pessoalmente, como nos grupos indicados acima) e veja de que lado é o certo ficar. Mas já saiba desde o começo que abraçar o veganismo é uma mudança e tanto, que fará um imenso bem para você, para os animais e para o planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário