Matadouro de porcos choca moradores e internautas ao tingir rio de sangue


Moradores de uma cidade chinesa ficaram chocados quando descobriram que um rio da região tinha se tornado vermelho e exalava um odor pungente devido a uma grande quantidade de sangue. A água vermelha transbordou de uma tubulação ao lado da via navegável e correu para o rio Lianxi, na província de Jiangxi, no sudeste do país. A agência ambiental local investigou e rastreou a fonte da poluição até um matadouro de porcos localizado acima do rio.

De acordo com o People’s Daily Online, o rio Lianxi começou a ficar vermelho perto do colégio Jiujiang. Os estudantes da instituição disseram a um repórter que a água exalava cheiro de sangue. “A água de cor vermelha está saindo de uma tubulação debaixo da ponte perto da nossa escola”, informou um estudante.

Uma mulher relatou em um vídeo que viu a cor do rio mudar de azul para preto, depois para amarelo e, em seguida, para vermelho. O Lianxi Environmental Bureau coletou amostras do rio para realizar uma investigação.


Os oficiais rastrearam a fonte da poluição para um matadouro de porcos e levaram as amostras para serem testadas, revelou o Daily Mail. “Há um bloqueio perto dos canos de esgoto do matadouro, o esgoto pode ser visto se espalhando no rio”, afirmou um oficial, em um vídeo divulgado pela The Beijing News.

Um porta-voz do Pear alegou que o sangue dos porcos foi diluído e tratado sob a proteção ambiental antes de ser despejado no esgoto. Ele disse que a cor não seria tão brilhante quanto a vista no rio.

A Lianxi Environmental Bureau realizará ações de acordo com as leis e regulamentos após o recebimento dos resultados do laboratório.

A saída de descarga do esgoto já havia sido fixada pelos funcionários da manutenção. Os internautas também ficaram surpresos com o sangue e questionaram o número de porcos assassinados pelo matadouro. “Julgando pela concentração do sangue na água, quantos porcos eles mataram?”, questionou um usuário. Outro disse: “Assustador ver a quantidade de sangue que flui dentro do rio”.

O People’s Daily Online afirmou que um incidente semelhante ocorreu em julho de 2014. O mesmo rio também ficou vermelho na época. Posteriormente, descobriu-se que a poluição foi causada por um vazamento nos tubos de esgoto que saíam de um matadouro.




Fotos: People's Daily Online


NOTA DA NATUREZA EM FORMA:

Por que a surpresa dos moradores e internautas? Porcos são animais; animais têm sangue. Quem não quer ver ou saber disso deveria parar de comer animais. 

Animais não são alimento, nenhum deles. Eles não são comida nem escravos dos humanos. Sentem como todos nós e por isso merecem a vida e a liberdade. A alimentação vegetariana estrita, sem carne de qualquer tipo ou derivados (laticínios, ovos, mel), já está provada como sendo a mais saudável para os humanos. Quem opta pelo veganismo (que engloba não somente a dieta vegetariana estrita, como também o não uso de roupas e acessórios de couro, lã, pele e seda, assim como o boicote a "atrações" que exploram os animais, como zoológicos, circos e aquários, e a empresas que fazem testes em animais) está fazendo um bem pelos animais e para sua própria saúde e vida. E não é difícil nem caro. Quer uma ajuda para começar a parar de comer carne? O primeiro passo é a informação. Aprenda com quem já vive esse estilo de vida: pergunte, pesquise. Use as redes sociais para expandir seu conhecimento sobre vários assuntos, inclusive esse, que é vital para você e um imensurável número de vidas inocentes. Há diversos grupos sobre o tema no Facebook. Listamos abaixo alguns deles:

VegAjuda - Veganismo disponibiliza um tópico fixo com uma lista de produtos (não só para alimentação) livres de crueldade animal e oferece sempre diversas dicas para iniciantes e "veteranos";

Veganismo é um dos maiores grupos sobre o tema no Facebook, com quase 50 mil membros sempre compartilhando experiências e tirando dúvidas;

Veganismo Popular e Veganos Pobres Brasil desmitificam a ideia de que veganismo é caro. É perfeitamente viável seguir uma alimentação diária sem crueldade animal e sem maltratar o bolso;

Musculação Vegana é voltado para os praticantes de atividades físicas. Nele, você pode ver como é preconceituosa e errada a ideia que algumas pessoas tentam propagar, de que vegetarianos estritos são fracos fisicamente (muito pelo contrário, são mais fortes e saudáveis). O grupo oferece diversas dicas de alimentação e suplementação vegana.

Existem diversos sites e blogues com deliciosas receitas veganas (além dos tradicionais livros de receitas), simples e baratas de fazer. Clique aqui para conhecer uma lista deles!

Já a Revista dos Vegetarianos é uma publicação mensal (impressa e on-line) com excelente conteúdo que vai bem além de receitas, focando a saúde como um todo. 

Mapa Vegano lista diversos estabelecimentos em todo o Brasil, abrangendo produtos e serviços de alimentos e bebidas, higiene e beleza, roupas e acessórios, ONGs e outros. 

Informe-se sempre! Aqui mesmo em nosso blogue, publicamos diariamente matérias sobre veganismo x indústria da carne (e do leite, ovos etc.). Leia também em outras fontes, converse com outros veganos e vegetarianos (mesmo que você não conheça pessoalmente, como nos grupos indicados acima) e veja de que lado é o certo ficar. Mas já saiba desde o começo que abraçar o veganismo é uma mudança e tanto, que fará um imenso bem para você, para os animais e para o planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário