Designer e ativistas criam a bandeira vegana internacional

A bandeira busca criar uma união entre veganos do mundo todo,
tornando o movimento mais forte (Foto: Pinterest)


O designer Gad Hakimi começou neste ano a coletar materiais de diversas associações veganas pelo mundo para descobrir qual conceito de marca abrangeria toda a concepção do veganismo, até que ele chegou à seguinte conclusão: os veganos precisavam de uma bandeira.

A bandeira vegana internacional foi criada por um grupo de designers e ativistas para mostrar o amor vegano pelo planeta e a incessante busca por criar um mundo mais sustentável e igualitário para todas as espécies.

“Eu queria contribuir comigo mesmo e com minhas habilidades para promover o veganismo. Criei um quadrinho vegano de super-herói, e a única coisa que faltava era uma bandeira, que guiaria suas características, identidade e cores. Pesquisei na web uma bandeira e não encontrei nada, além de alguns esboços que foram projetados de forma desproporcional e não foram promovidos. Eles não seguiram as regras básicas de criação de uma bandeira. Decidi então criar uma bandeira sozinho, da mesma forma como aconteceu com a bandeira do arco-íris do movimento LGBT. A bandeira será identificada por todos os veganos, primeiro como um conceito e depois como algo convencional”, contou Hakimi ao Tivonews.

Importância da bandeira

Todo movimento de grande escala cria uma bandeira marcante e memorável para representar os ideais e lutas daquele grupo. Contudo, até o momento, os veganos tinham usado apenas símbolos, que, inclusive, variavam de acordo com o país, sem possuir uma unidade.

A bandeira poderá ser usada por veganos do mundo todo (Foto: Robert Gipson)


Hakimi decidiu analisar todas as linhas de pensamento do veganismo para criar uma única bandeira, e, em 16 de maio de 2017, ele se uniu a um grupo de ativistas, membros do grupo Vegan Flag, do Facebook, para desenvolver o design final do projeto.

Inicialmente, parte dos ativistas defendia que os animais deveriam ser mostrados na bandeira, com a utilização de cores em vermelho para destacar a morte e o sofrimento dos animais para o consumo.

Todavia, após muita discussão, todos chegaram à conclusão de que uma bandeira vegana não poderia representar somente os animais, pois o veganismo se trata da busca pela igualdade entre todos os seres, humanos e não humanos. Por isso, eles decidiram criar uma bandeira que simbolizasse o amor pelo planeta Terra e a busca por criar um mundo mais limpo e com mais amor, em todos os segmentos.

O uso da bandeira é livre e irrestrito (Foto: Pinterest)


Além disso, os criadores da bandeira decidiram torná-la um projeto aberto e gratuito, feito para ser usado e distribuído sem restrições, desde adesivos de carro até ímãs de geladeira - o uso é livre e irrestrito. Afinal, é disso que se trata ser vegano: liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário