É necessário dar banho em gato?


Gatos são animais que, em estado livre e condições normais, não necessitam de banho. Na natureza, é um dos bichos mais higiênicos e limpos que existem, esclarece o médico veterinário José Carlos Zanella“Quando o gato vai defecar, se afasta muito e acaba escondendo suas fezes, poucas vezes tendo contato com elas. E o hábito de se lamber o tempo todo remove todas as sujidades e mantém o pelo estável. Além disso, o gato não tem muita oleosidade, então sua pele é limpa e com pouco cheiro, e o fato de ele retirar os restos de pele e pelo diminui a multiplicação de bactérias na pele.”

Naturalmente não seria necessário dar banho em gato, exceto em algumas condições especiais:

> Quando o animal se suja por algum motivo excepcional;

> Quando ocorre infestação de pulgas e é preciso dar um banho para aplicar algum produto que resolva a situação;

> Quando os gatos ficam idosos (entre 15 e 18 anos), pois esses animais com o tempo desenvolvem artrose, doenças articulares e dificuldade para se dobrar e se lamber.

“O gato não gosta muito de água, então tem que criar todo um ritual e uma condição favorável para o banho, senão vai ser estresse para o gato e para o tutor também”, alerta Zanella. Caso seja mesmo necessário dar banho no felino, o veterinário dá algumas dicas:

> Utilizar água morna em uma bacia, de preferência em um local fechado, para que o animal não fuja;

> Colocar um tapete dentro da bacia ou tanque para que o gato se sinta seguro e não fique escorregando; caso contrário, ele ficará o tempo todo tentando fugir;

> Aparar as unhas antes, pois ele certamente irá machucar a pessoa responsável pelo banho;

> Jamais usar xampu ou produtos humanos, e sim produtos adequados para isso.

Segundo o veterinário, na hora de secar é importante usar bastante a toalha e finalizar com uma escovação, utilizando sempre uma escova leve. No dia a dia, caso o gato não precise de banho, pode ser usada uma escova para a remoção de restos de pelo e algumas bolas que formam.

Para finalizar, Zanella explica que não se deve querer tratar o animal como gente. “O gato tem essa característica de se manter limpo por si só. Evite perfumes, não queira que o gato tenha cheiro de gente - gato é gato, gente é gente. Tentar transformar o bicho em humano vai ser ruim para ele e para você também.”

Fonte: Portal RBJ

Fotos: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário