Projeto GoodTruck leva comida vegana a quem precisa e reduz o desperdício de alimentos


Mineira da pequena cidade de Pouso Alegre, a arquiteta Gabrielle Emily Mahamud morou por algum tempo na Itália e há quatro anos mora em Curitiba, no Paraná.

Na Europa, ela decidiu parar de consumir todos os tipos de carnes motivada por questões ambientais, principalmente. Já no Brasil, estudou mais o assunto e, após entender pelo que os animais passam na pecuária, decidiu se tornar vegana há cerca de um ano e quatro meses.

Preocupada com as questões ambientais e apaixonada por culinária, Gabriela percebeu que poderia fazer algo que unisse gastronomia, preservação do meio ambiente, veganismo, redução de lixo e descarte de alimentos e ainda ajuda social. O GoodTruck nasceu após dois anos de amadurecimento da ideia.

Com um food truck emprestado por um voluntário e com a ajuda de amigos, o GoodTruck passa em restaurantes e no Ceasa de Curitiba recolhendo alimentos bons que não seriam aproveitados. Atualmente, o projeto vai para a rua uma vez por mês.

Com legumes, hortaliças e grãos em perfeito estado que iriam para o lixo, o GoodTruck serve dezenas de marmitas sem nada de origem animal para pessoas de baixa renda e em situação de rua cada vez que sai da garagem. Segundo Gabrielle, o projeto deve se estruturar como uma empresa em breve para ter um carro próprio e conseguir sair todos os dias.

A ideia é tão simples e boa que Gabrielle foi convidada para apresentá-la na Dinamarca em agosto, no evento Unleash Innovation Lab. Ela espera que o projeto cresça e já planeja criar um selo GoodTruck, que será dado a food trucks que cederem sua estrutura para ajudar a quem precisa em qualquer lugar do País.

Em tese, qualquer pessoa que tenha boa vontade e um food truck pode ser uma célula multiplicadora do projeto. Quem não tem um food truck pode entrar como voluntário, ajudando no preparo e distribuição das marmitas.

Serviço

GoodTruck




Fonte: Vista-se

Fotos: Divulgação


NOTA DA NATUREZA EM FORMA:

Gabrielle Emily Mahamud também é fundadora do blogue Flor de Sal e colunista do site Presunto Vegetariano, ambos de receitas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário