5 erros terríveis do tutor que podem tornar o cão infeliz


Nós todos amamos nossos amigos caninos e queremos fazer sempre o melhor para eles, o que também significa torná-los felizes. Mas será que você está fazendo algo que, sem saber, o torna infeliz? É muito provável que não esteja, mas apenas para você ter certeza ou para ajudar alguém que esteja fazendo algo errado, confira essa lista com cinco atitudes que podem tornar o cão infeliz.

1. Não levar o cão para passear ou fazer exercícios*


Esse talvez seja um dos problemas mais comuns. Não proporcionar ao cachorro a possibilidade de fazer exercícios é prejudicial tanto para a saúde física quanto mental do bicho. Os cães precisam sair, e isso não significa apenas ficar no quintal.

Levar o cachorro para um passeio é uma excelente maneira de se certificar de que ele realize a quantidade certa de exercícios que precisa e, além disso, vai ajudar a reforçar o seu vínculo com ele. Afinal, o cachorro quer estar com você, e não no quintal sozinho**.

2. Tirar a comida do cão enquanto ele ainda está se alimentando


É comum algumas pessoas retirarem a comida do cachorro enquanto ele ainda está se alimentando, seja por diversão (alguns indivíduos acham divertido o fato de o cão ficar bravo na hora que retiram a tigela de perto dele, principalmente se o animal for pequeno), seja para enfrentar o cão (alguns indivíduos fazem isso erroneamente para mostrar ao cachorro "quem manda"). O cão não irá entender o motivo pelo qual você está fazendo isso e irá vê-lo como um tirano, e isso pode torná-lo agressivo por saber que você está sempre lá para tomar o alimento dele.

Por isso, siga aquela regra de ficar longe do cachorro na hora em que ele estiver comendo. Como você se sentiria se alguém sempre tomasse seu jantar sem motivo algum?

3. Prender o cachorro como uma forma de punição


Cães não entendem esse tipo de punição, não entendem que estão presos devido a mau comportamento. O treinamento deve acontecer no momento do evento, os cães não são crianças que vão se sentar e pensar em suas ações. 

Caso seja necessário prender o cão por um determinado tempo em algum lugar ou em uma caixa de transportes, tente garantir que esse seja um lugar divertido para ele. Nunca use isso como uma forma de punição.

4. Gritar com ele


Imagine que seu único treinamento na escola ou novo emprego seja seu professor ou chefe gritando com você sempre que cometa um erro. Você com certeza iria odiar isso. O mesmo vale para o cachorro. Se você gritar com ele, o único resultado será um cão estressado e que não te vê como um amigo.

Outro ponto é o quão a sério ele vai te levar quando você gritar com ele devido a um problema sério de verdade. Imagine a seguinte situação: você sempre grita com seu cão para ele parar e vir até você quando ele está correndo pelo quintal, mas nunca o ensinou realmente a vir até você. Agora, o que você acha que irá acontecer se ele estiver correndo em uma rua movimentada? Ele te ouve gritar, mas isso é normal para ele, pois você sempre grita, então ele irá continuar correndo.

Concluindo, gritar com o cão não irá ajudar, é apenas uma maneira de deixá-lo estressado e infeliz.

5. Deixar o cachorro sozinho por grandes períodos


A maioria de nós tem empregos ou afazeres. Mas se você costuma ficar muito tempo fora de casa ao longo do dia e viaja constantemente, deve pensar se ter um cão como animal de estimação é uma boa escolha. Os cães são animais sociais e precisam passar parte de seu tempo com sua família. Quando eles não recebem a socialização que precisam, acabam ficando tristes e estressados***.

É importante que você faça parte da vida do cachorro. Então antes de adotar um cão, certifique-se de que você seja capaz de fornecer o amor e o cuidado que ele precisa!

Fonte: Petiko

Fotos: Reprodução


NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:

*1. Os cachorros devem ser levados para passear três vezes por dia. Brincar é igualmente vital para a saúde deles. Leia também: Brincadeira produtiva


Nenhum comentário:

Postar um comentário