Cães e camas. Parte 2: Como acostumar o cachorro a dormir na cama dele


É comum tutores deixarem o cachorro dormir na cama com eles e depois, por diferentes motivos, quererem que o animal se acostume novamente com a própria caminha. Isso pode acontecer porque o cão se movimenta muito, ronca, acorda durante a madrugada com barulhos ou porque o tutor arrumou um novo companheiro. Mas, independentemente do motivo, é possível, sim, que ele volte a dormir na cama destinada para ele. 

O fato de o animal dormir com seus tutores não é um problema - isso é uma decisão pessoal, depende do gosto de cada um. Mas para cães com tendência a desenvolver (ou que já apresentam) sinais de ansiedade de separação, recomendamos que não durmam com seus tutores por um período, para auxiliar em sua independência. Nesse caso, é importante para eles terem a presença dos tutores em casa, mas não passarem o tempo todo grudados com eles.

Como agir

Para iniciar a transição, é necessário dedicação e talvez uma ou duas noites mal dormidas, mas é perfeitamente possível que ele se habitue à nova rotina. Por isso, dê preferência por iniciar o processo no dia de folga, quando você não precisará acordar tão cedo na manhã seguinte.

Ele precisará primeiro se acostumar com a caminha. Se ela for nova, ainda com o cheiro da loja, forre-a com uma camiseta ou qualquer peça de roupa sua, que ajudará bastante.

Não inicie o treinamento já querendo que ele permaneça a noite toda na caminha. Incentive-o a usá-la em outros momentos primeiro, durante o dia, nos períodos em que ele estiver com você, e depois comece a transição para que ele passe a noite toda lá.

Se o seu cachorro não fica nunca na caminha dele, deixe esse ambiente muito legal, brinque com ele por lá, sente-se na cama com ele, ofereça um petisco e brinque com alguma coisa muito divertida. Certamente, ele associará esse espaço com algo bacana.

Deixe a caminha em algum ambiente onde vocês fiquem com frequência, como a sala, e estimule-o a ficar lá; sempre que ele o fizer, faça carinho e mostre que você gosta do fato de ele estar lá.

Transição

Depois de seguir essas dicas, quando você for fazer a transição, você pode ir um pouco mais cedo para a cama e ficar deitado lendo um livro, por exemplo. Sempre que o cachorro tentar subir na cama ou quando ele ficar te chamando, você o coloca na cama dele.

Repita isso algumas vezes e quando ele estiver na própria cama, você elogia e conversa com ele. Isso fará com que o animal entenda que recebe atenção enquanto está deitadinho. Como você ainda estará com as luzes acesas, deixe um osso ou um brinquedo recheado para que ele se distraia.

Se ele subir na cama enquanto você estiver dormindo, repita o mesmo processo, levante-se e coloque-o novamente na caminha, e elogie quando estiver lá. Não se esqueça de tentar fazer essa transição no dia de folga, justamente por essas interrupções no sono.

Se quiser autorizar algumas vezes que ele suba, não tem problema, só seja claro com o cachorro, convide-o para subir ou coloque-o na cama, que ele entenderá a diferença de subir somente quando for convidado, mas quando não for, deverá permanecer na própria cama.

Mudanças de hábito não acontecem da noite para o dia. É necessário dedicação e paciência, mas, seguindo essas orientações, principalmente nos casos em que o cachorro está acostumado a dormir na cama há muito tempo, todos terão uma boa noite de sono. 

Fonte: Canal do Pet

Foto: Reprodução



2. Independentemente de o cachorro dormir ou não na cama do tutor, é importante que ele tenha sua cama como referência, um cantinho dele com seus brinquedos, para que ele não comece a desenvolver ansiedade e dependência - assim como os filhos humanos que por vezes dormem com os pais, cada um deve ter sua cama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário