Maior operação da história da Polícia Federal envolve marcas Sadia, Perdigão, Friboi, Seara e Swift

Viaturas da PF no Ministério da Agricultura (Foto: Vitor Matos / G1)



O dia de hoje, 17 de março de 2017, começou com uma notícia que é capa em todos os grandes portais de notícia e pauta principal nos telejornais também. A Polícia Federal (PF) iniciou bem cedo a Operação Carne Fraca, a maior operação já realizada pela PF no País.

Mais de 1.100 policiais foram às ruas para cumprir centenas de mandados de prisão e condução coercitiva em seis estados e também no Distrito Federal. A Operação Carne Fraca é resultado de uma investigação de dois anos que constatou a formação de quadrilha para venda de carnes de forma ilegal.

O esquema de venda de certificados sanitários e lavagem de dinheiro envolvia fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e grandes executivos das maiores empresas pecuárias do Brasil.

Logo pela manhã, executivos da JBS foram presos. Além da famosa marca Friboi, a JBS detém a Seara e a Swift, outras marcas presentes em todos os municípios do País. A operação cumpre mandado também contra funcionários de alto escalão da BRF, que controla as marcas Sadia e Perdigão.

Os fiscais do Mapa recebiam propina das grandes empresas para liberar mercadorias sem qualquer tipo de fiscalização. Carne moída com papelão misturado e carnes vencidas são apenas algumas das acusações contra as empresas.

Abandono das redes sociais

Até o fechamento desta matéria, os sites das empresas citadas estavam fora do ar. Estranhamente, a empresa JBS parece ter abandonado as redes sociais há bastante tempo. As páginas oficiais das marcas Friboi e Seara no Facebook não têm atualização desde dezembro de 2015 e dezembro de 2016, respectivamente. Seria um indício de que a empresa está a ponto de quebrar?

O nome da operação da Polícia Federal

O nome escolhido, Operação Carne Fraca, remete diretamente ao documentário A Carne É Fraca (2004), do Instituto Nina Rosa, que alerta a população sobre os problemas do consumo de carne e outros produtos de origem animal.

Reiteramos: essa é a maior operação já realizada pela Polícia Federal no País. Não é a maior nesse setor, é a maior de todas. 

Operação Carne Fraca foi deflagrada na manhã de hoje (Foto: Polícia Federal / Divulgação)


Abaixo, reportagem do telejornal Bom Dia, Brasil, da Rede Globo, sobre o caso.


Fonte: Vista-se

Leia também: ONG Repórter Brasil denuncia tratamento dos animais em fazendas que fornecem para a Friboi

Nenhum comentário:

Postar um comentário