O dia de hoje, 17 de março de 2017, começou com uma notícia que é capa em todos os grandes portais de notícia e pauta principal nos telejornais também. A Polícia Federal (PF) iniciou bem cedo a Operação Carne Fraca, a maior operação já realizada pela PF no País.
Mais de 1.100 policiais foram às ruas para cumprir centenas de mandados de prisão e condução coercitiva em seis estados e também no Distrito Federal. A Operação Carne Fraca é resultado de uma investigação de dois anos que constatou a formação de quadrilha para venda de carnes de forma ilegal.
O esquema de venda de certificados sanitários e lavagem de dinheiro envolvia fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e grandes executivos das maiores empresas pecuárias do Brasil.
Logo pela manhã, executivos da JBS foram presos. Além da famosa marca Friboi, a JBS detém a Seara e a Swift, outras marcas presentes em todos os municípios do País. A operação cumpre mandado também contra funcionários de alto escalão da BRF, que controla as marcas Sadia e Perdigão.
Os fiscais do Mapa recebiam propina das grandes empresas para liberar mercadorias sem qualquer tipo de fiscalização. Carne moída com papelão misturado e carnes vencidas são apenas algumas das acusações contra as empresas.
Abandono das redes sociais
Até o fechamento desta matéria, os sites das empresas citadas estavam fora do ar. Estranhamente, a empresa JBS parece ter abandonado as redes sociais há bastante tempo. As páginas oficiais das marcas Friboi e Seara no Facebook não têm atualização desde dezembro de 2015 e dezembro de 2016, respectivamente. Seria um indício de que a empresa está a ponto de quebrar?
O nome da operação da Polícia Federal
O nome escolhido, Operação Carne Fraca, remete diretamente ao documentário A Carne É Fraca (2004), do Instituto Nina Rosa, que alerta a população sobre os problemas do consumo de carne e outros produtos de origem animal.
Abaixo, reportagem do telejornal Bom Dia, Brasil, da Rede Globo, sobre o caso.
Fonte: Vista-se
Leia também: ONG Repórter Brasil denuncia tratamento dos animais em fazendas que fornecem para a Friboi
Leia também: ONG Repórter Brasil denuncia tratamento dos animais em fazendas que fornecem para a Friboi
Nenhum comentário:
Postar um comentário