Epilepsia e outras doenças neurológicas em cães



Ver seu cão ter uma crise epilética não é nada fácil. Mas é preciso investigar as causas da doença para evitar que o animal sofra.

Infelizmente, a doença é a mais comum na área neurológica. Ela acontece quando o cachorro tem espasmos ou convulsões provocadas por descargas elétricas dos neurônios.

Existem dois tipos de epilepsia. A primeira, conhecida como idiopática, tem origem genética e aparece quando o animal ainda é um filhote. Os casos costumam ser mais comuns em machos de raça pura*. As mais comuns são keeshond, pastor alemão, bernese mountain, irish wolfhound, pastor belga, vizsla, labrador retriever, pastor shetland, dachshund, beagle e golden retriver. A epilepsia idiopática pode se intensificar com o passar do tempo ou pode estacionar, dependendo da aplicação do tratamento adequado e sua eficácia.

O segundo tipo é a secundária, quando as convulsões são provocadas por fatores que envolvem acidentes, como pancadas, choques e fatores psicológicos. Por isso, você deve ficar atento aos sintomas que o seu cachorro apresenta. Se ele bateu a cabeça recentemente, a epilepsia pode ser temporária.

Portanto não hesite em buscar ajuda veterinária caso o seu animal dê sinais de agitação incontrolada, espasmos bruscos ou convulsões involuntárias. Eles podem ser sinal de que seu amigo está com alguma desordem neurológica e precisa de atendimento especializado urgente. O tratamento envolve medicação especializada e cuidados com a alimentação.

Conheça outras doenças neurológicas que podem afetar o seu animal

Além da epilepsia, o seu animal de estimação pode desenvolver outras doenças relacionadas ao sistema neurológico. Fique atento e aprenda a identificar os sintomas. Dessa forma, você pode procurar o mais rápido possível a orientação de um veterinário.

Mal de Parkinson 

A doença tem fama entre os seres humanos, mas você sabia que ela pode atingir também o seu cão? De origem hereditária, o Parkinson se apresenta nos cachorros com tremores nos membros inferiores, lentidão, dificuldade de equilíbrio e espasmos.

Demência

Cientificamente chamada de síndrome de disfunção cognitiva, a demência atinge o mundo animal com desorientação, perda de memória e confusão. Os sintomas que podem ser observados são quando o seu cachorro olha muito para as paredes sem ter nada aparentemente diferente, quando anda muito em círculos e parece desconhecer pessoas da família.

Miastenia gravis 

Patologia que atinge principalmente os músculos, causando fraqueza. Isso acontece quando os neurônios não conseguem transmitir os impulsos para a musculatura. Dessa forma, o animal não tem força para nada - por vezes, nem consegue ficar ereto sobre as quatro patas.


Foto: Depositphotos


NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:

1. A matéria cita algumas doenças e seus sintomas para que o leitor tenha uma ideia do que pode estar acontecendo com seu cão. Lembramos sempre que quem irá determinar o diagnóstico e estabelecer um tratamento é o veterinário. Leve seu animal periodicamente ao veterinário, e principalmente quando ele apresentar algum comportamento incomum.

2. *Quanto mais as raças são "apuradas", mais vão se acentuando suas características boas e ruins. Infelizmente, nos animais de raça, as doenças típicas surgem de forma mais intensa. 

Conheça melhor a indústria da criação de cães e gatos de raça:


Nenhum comentário:

Postar um comentário