#VemPassarinhar no Parque Anhanguera


Nos últimos anos, a prática de observação de aves vem ganhando adeptos pelo Brasil e essa tendência não é diferente na cidade de São Paulo. Além dos ganhos individuais de saúde e bem-estar, o praticante de observação amadora de aves pode colaborar com informações preciosas para a ciência e para a conservação das aves.

Em 2016, a Divisão de Fauna Silvestre da SVMA, a Save Brasil (Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil, braço nacional da Bird Life International) e o Observatório de Aves do Instituto Butantã uniram esforços. Estão sendo realizadas atividades em vários parques da cidade, e até o momento foram observadas 115 espécies de aves.

Este ano, já estão agendadas as 12 “Passarinhadas”, que serão realizadas a cada dois meses no último sábado de cada mês; no mês do intervalo, o evento será realizado no Instituto Butantã. Os parques contemplados são: Anhanguera, Cidade de Toronto, Carmo, Nove de Julho, Cemucam e Ibirapuera. O próximo encontro acontece amanhã, 18/2/2017, no Parque Anhanguera. Durante a atividade, será utilizado o ‘ebird’, aplicativo do programa global de monitoramento de aves gerenciado pelo Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell.

O objetivo da iniciativa é aproveitar informações geradas em grande escala pelos cidadãos e organizá-las de forma acessível para pesquisadores e interessados no assunto, permitindo que sejam gerados conhecimentos aplicáveis às políticas de conservação da biodiversidade. A bióloga Maria Amélia Santos de Carvalho realizará palestra gratuita sobre monitoramento de aves.


Programação

É recomendável que os interessados usem roupas leves e sapatos confortáveis; se possível, trazer binóculos e/ou máquinas fotográficas.

7h – Saída a campo - Ponto de encontro: CeMaCAS / Parque Anhanguera - Av. Fortunata Tadiello Natucci, 1.000 - Perus (km 26 da rodovia Anhanguera)
9h30 – Café participativo (traga uma comida ou bebida para um lanche comunitário)
10h – Palestra: “Monitoramento das aves”, com a bióloga Maria Amélia Santos de Carvalho.
11h – Visita ao Centro de Manejo


Fotos: Marcos Kawall

Nenhum comentário:

Postar um comentário