Cinco dicas para incluir frutas, verduras e legumes no cardápio das crianças


O que dá mais água na boca: uma folha de alface ou uma bola de sorvete de chocolate? Adivinha o que uma criança escolheria? A opção mais calórica e engordativa. É difícil convencer os pequenos a comer verduras, legumes e frutas, mas não é impossível. Veja aqui cinco dicas:

1. Leve as crianças à feira

Apresente a elas um novo mundo de cores e sabores na feira, na quitanda ou mesmo nas gôndolas de vegetais no supermercado. Peça para os pequenos tocarem as frutas e os legumes, sentirem suas texturas e seus aromas. Peça também ajuda, por exemplo, para escolher os tomates mais bonitos.

2. Capriche na apresentação das comidinhas

Na idade pré-escolar, a criança se sente atraída por apresentações curiosas dos alimentos. Por isso, decore o prato de um jeito bem divertido. Misture vegetais de diversas cores e formatos. Você pode usar, por exemplo, aquelas forminhas especiais para cortar legumes. Faça uma carinha no sanduíche.

3. Dê nome divertido aos pratos

Isso ajuda a chamar a atenção e abrir o apetite da meninada. “Você pode anunciar que servirá borboletas enlouquecidas nas flores para colocar no prato um macarrão gravatinha com brócolis”, sugere a nutricionista Julliana Bonato, de São Paulo.

4. Inclua verduras e legumes no lanche

Além do almoço e jantar, ofereça vegetais também no lanchinho da tarde. Que tal um minicachorro-quente de soja que, em vez de batata palha, tenha cenoura crua ralada? Ou um hambúrguer de feijão com folhas de alface?

5. Respeite os gostos da criança

Se seu filho provou uma verdura e não gostou, prepare-a em uma próxima refeição de maneira diferente. Não desista de primeira. “Se, mesmo assim, depois de testar receitas diferentes, a criança continuar dizendo que não gosta, aí respeite”, diz Julliana. Seu filho tem o direito de adorar abóbora, mas detestar abobrinha.


Foto: Getty Images


NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:

1. Quais as diferenças entre vegetarianos, vegetarianos estritos e veganos? Saiba aqui.

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