Primeira clínica veterinária móvel de São Paulo inicia atividades no Capão Redondo

    Foto: Divulgação



Oferecer orientação veterinária gratuita e educar tutores e cuidadores de animais que vivem em zonas carentes da cidade de São Paulo sobre assuntos como zoonoses, manipulação de alimentos, bem-estar animal, guarda responsável e controle populacional. Essa é a proposta do Vetmóvel, projeto itinerante de educação e orientação veterinária criado pelo Instituto MAPAA, ONG especializada no resgate em situações emergenciais, conscientização dos cuidados aos animais, adoção consciente e terapia assistida, em conjunto com a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, que realiza seu primeiro mutirão clínico de 2017 amanhã, 11/2, no CEU Feitiço da Vila, no Capão Redondo, zona sul de São Paulo.

Trabalhando há cinco anos com o resgate e ressocialização de animais em situação de risco, a ONG se uniu aos profissionais da universidade para idealizar o projeto que surgiu com base no alto número de animais abandonados no Brasil. “Hoje, milhares de cães e gatos vivem em circunstâncias de abandono total, sem higiene, acompanhamento veterinário e alimentação digna, além de estarem sujeitos a agressões e maus-tratos. No Brasil, já existem mais cães do que crianças dentro das famílias e por mais que não exista um dado concreto, sabemos que o número deles nas ruas é bastante grande. Para nós, um animal na rua já é muito e esse projeto vai ajudar a reverter essa realidade que nasce na desinformação e na falta de acesso ao conhecimento e ao atendimento veterinário”, explica o fundador e diretor administrativo do Instituto MAPAA, Mikael Freitas.

Educação, conscientização, orientação clínica preventiva e castrações serão os principais objetivos da iniciativa que envolve especialistas do MAPAA e da FMVZ

Segundo Freitas, depois de alguns meses finalizando a adaptação do ônibus e cuidando dos últimos detalhes, as instituições deram início às atividades do Vetmóvel com o objetivo principal de que esse seja um projeto transformador para a vida dos animais e de seus tutores. “Estamos trabalhando em conjunto com a melhor faculdade de medicina veterinária da América Latina, e durante todo o ano, vamos visitar bairros carentes, levando não só a campanha ininterrupta de castração a esses locais, como também conhecimento – em manuais impressos, peças de teatro e palestras a serem desenvolvidas com as comunidades. A educação é fundamental para ajudar a minimizar o alto índice de abandono de animais no Brasil.”

Ao final de cada etapa do projeto, serão realizadas castrações totalmente gratuitas dentro do Vetmóvel, um ônibus VW Apache 2005 adaptado internamente para se tornar uma clínica veterinária - aproximadamente 20 m² foram divididos em ambulatório, sala de higienização, sala cirúrgica, sala pós-cirúrgica e sala de degermação, onde serão esterilizados os equipamentos e materiais cirúrgicos. “Nossa unidade móvel foi totalmente adaptada e equipada para a realização de atendimentos clínicos prévios e cirurgias”, conta Freitas.

O projeto envolve também a realização de pesquisas para diagnóstico dos problemas das comunidades da cidade que envolvam ações da medicina veterinária, tendo como um de seus principais focos o desenvolvimento de indicadores que permitirão, pela primeira vez, analisar os efeitos das campanhas educativas, clínicas e de castração em longo prazo - passo fundamental para o desenvolvimento de ações e políticas que visem reverter a árdua realidade dos animais abandonados nas ruas por todo o País. “Hoje, em São Paulo, apenas o trabalho de castração não é suficiente. Então, além da educação, vamos construir indicadores que serão utilizados posteriormente, para que possamos medir os efeitos da atuação do Vetmóvel – um conhecimento importantíssimo para a prevenção do aumento da população animal, e que não existe ainda no Brasil. Vamos melhorar a qualidade de vida das pessoas, dos animais e do ambiente onde vivem”, explica a professora doutora Paula Papa, uma das idealizadoras e responsável técnica do projeto.

Amanhã serão realizadas palestras para os moradores da região e um mutirão clínico que irá atender os animas do bairro que foram cadastrados no projeto por seus tutores. Esses animais passarão por uma triagem e serão preparados para as cirurgias que acontecerão nos dias 11 e 18 de fevereiro.

Até o momento, já foram realizadas quatro apresentações de teatro para cerca de 600 crianças entre seis e 10 anos, estudantes da EMEF do CEU Feitiço da Vila, e a aplicação de questionários para moradores da região do Capão Redondo e entorno, cujas respostas servirão de base para a elaboração das palestras que serão ministradas ao longo das atividades. As inscrições para o mutirão clínico aconteceram em 2016.

Serviço

Data: 11/2 e 18/2
Horário: 9h às 17h
Local: CEU Feitiço da Vila
Endereço: Rua Feitiço da Vila, 399, Capão Redondo – São Paulo (SP)

Fonte: Olhar Animal

Nenhum comentário:

Postar um comentário