O segredo do miado dos gatos


Gatos adultos normalmente não miam uns para os outros. O miado é uma vocalização usada por filhotes para se comunicar com a mãe; conforme vão crescendo, os gatos param de miar para outros e passam a usar mais a linguagem corporal, ferormônios, marcações e vocalizações como rosnado e silvo.

Porém eles miam para seus humanos - miam para ganhar comida, para abrir uma janela, para acordar as pessoas, para falar oi, para ganhar atenção, para chamar para brincar. Alguns até conversam e respondem quando falamos com eles. E o humano experiente que tem uma boa conexão com o peludo sabe exatamente o que cada miado quer dizer.

E é por isso que eles miam. Porque eles aprendem que nós aprendemos a ouvi-los e que miando eles têm mais chances de conseguir o que querem do que, por exemplo, se usassem apenas a linguagem corporal como fariam com outros gatos. Basicamente, eles entendem mais a nossa linguagem do que nós entendemos a deles e se adaptam para “falar” conosco.

      Foto: KayVee

Como eles aprendem

As pessoas assumem para os gatos domésticos o mesmo papel que a mãe tem para seus gatinhos: proteger, alimentar, cuidar, dar carinho. Por esse motivo, os gatos mantêm em relação aos humanos muitos comportamentos de filhote, como o miado, o ronronar, chamar para perto, o pedido de agrado.

A partir disso, eles vão aos poucos miando e conseguindo o que querem, até descobrirem qual miado é mais eficiente para qual fim. Um gato com fome, por exemplo, emite um miado muito mais urgente do que um gato que está cumprimentando o humano à porta.

Um outro exemplo de como os gatos sabem se adaptar para falar conosco é um estudo de Karen McComb sobre o ronronar, publicado na revista Current Biology em 2009. Karen mostrou que os gatos dão ao ronronar um tom de choro ou miado quando querem solicitar algo de seus humanos. E, o mais fascinante, até pessoas que nunca conviveram com gatos sabem reconhecer quais vocalizações são mais urgentes!

Se quiser ouvir os sons usados por Karen e ver se você também consegue identificar qual ronronar é de pedido e qual é de relaxamento, acesse o estudo aqui (o texto está em inglês, mas o play para os aúdios está em destaque no começo do artigo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário