Gatos fazem bem para os humanos: 8 razões cientificamente comprovadas

Eles não são apenas fofinhos (Foto: Getty / Metro)


Nós amamos gatos, e a internet definitivamente ama gatos. Algumas pessoas chegam a se descrever como felinas. Mas você sabia que ser tutor de um gato pode ser bom para você também?

Veja oito razões cientificamente comprovadas.


1. Gatos podem reduzir os riscos de doença cardíaca

      Foto: Pixabay


Assim como cães, os gatos também podem reduzir os níveis de estresse de seus tutores. Um estudo publicado no Journal of Vascular and Interventional Neurology encontrou uma diminuição do risco de morte por doenças cardíacas, incluindo derrame, entre os tutores de gatos.


2. Gatos podem ajudar crianças autistas

      Foto: Pixabay


Pesquisadores da Universidade de Missouri descobriram que a interação social de crianças autistas melhorou consideravelmente na presença de animais de estimação. 

Metade das famílias que participaram do estudo tinha gatos, e os pais relataram fortes laços entre os bichanos e as crianças.

“Esses tipos de habilidades sociais geralmente são difíceis para crianças autistas, mas o estudo mostrou que a assertividade dessas crianças era maior se elas viviam com um animal de estimação”, diz a pesquisadora Gretchen Carlisle, do Centro de Pesquisa para a Interação entre Humanos e Animais.


3. O ronronar dos gatos ajuda a curar ossos, tendões e músculos

      Foto: Pixabay


O ronronar de um gato não mostra apenas que ele está feliz. O som, quando na frequência de vibração entre 20 e 140 Hz, também tem sido há muito associado a uma habilidade terapêutica em ossos e músculos humanos.

Com estudos como esse publicado na National Library of Medicine - National Institutes of Health, mostrando que frequências entre 18 e 35 Hz têm efeitos positivos sobre a mobilidade das articulações após lesões, cientistas começaram a falar sobre como o som dos gatos pode ajudar os humanos.

“Essa associação entre as frequências do ronronar dos gatos e melhora na cura de ossos e músculos pode ser benéfica para alguns humanos”, diz a professora assistente da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade da Califórnia, Leslie A. Lyons.


4. Gatos dão uma forcinha na vida sexual

      Foto: Wikimedia


Uma pesquisa conduzida pela pesquisadora June Nicholas verificou que as mulheres eram mais predispostas a sentirem atração por homens com animais de estimação. Além disso, para 90% das mulheres solteiras pesquisadas, homens com gatos são mais simpáticos e atenciosos.


5. Crianças têm menos infecções e problemas respiratórios...

      Foto: Pixabay


Um estudo feito com cães e gatos e publicado no periódico Pediatrics revelou que o contato com esses animais no primeiro ano de vida pode fortalecer o sistema imunológico dos bebês, particularmente contra doenças respiratórias.

Os pesquisadores concluíram que os gatos podem oferecer uma grande ajuda para doenças da infância.


6. ...e menos alergias

      Foto: Jennifer Leigh / Flickr


O mais limpo nem sempre é o melhor, de acordo com um estudo publicado no The Journal of Allergy and Clinical Immunology. Segundo ele, crianças em ambientes urbanos, com maior exposição a alérgenos e bactérias, desenvolveram uma melhor sensibilização para alergias. Aquelas expostas a gatos, baratas e ratos durante o primeiro ano de vida eram menos propensas a desenvolver alergias.


7. Gatos têm impacto positivo sobre a saúde mental

      Foto: Pixabay


Se você ainda precisava de mais razões para acariciar seu gato, a ciência te dá. 

Em uma pesquisa realizada pela Cats Protection com 600 pessoas - metade com problemas de saúde mental -, 87% dos tutores de gatos sentiram que seus bichanos têm um impacto positivo sobre seu bem-estar.


8. E sim, até mesmo assistir vídeos de gatos faz bem


Eis por que vídeos de gatos são tão populares. 

Um estudo com mais de sete mil pessoas feito pela Indiana University Bloomington descobriu que assistir vídeos de gatos eleva a energia e emoções positivas dos espectadores, e diminui sentimentos negativos. 

“Algumas pessoas podem pensar que assistir vídeos de gatos não seja um assunto sério o suficiente para pesquisa acadêmica, mas o fato é que hoje esse é um dos usos mais populares da internet”, revela a professora assistente Jessica Myrick.

“Mesmo que a pessoa esteja vendo vídeos de gatos no YouTube para procrastinar ou quando deveria estar trabalhando, a recompensa emocional acaba por ajudá-la a concluir tarefas difíceis”, acrescenta Jessica.

Fonte: Metro UK

Nenhum comentário:

Postar um comentário