Dois gatos é melhor do que um?


Em 99,9% das vezes, sim, com certeza! Ter um companheiro da mesma espécie é extremamente importante para quase todos os animais, gatos inclusive. Quando têm personalidades compatíveis, dois gatos podem se dar tão bem a ponto de dormir juntos, brincar juntos, lamber um ao outro, enfim, fazer tudo o que dois amigos felinos fazem.

Por esses motivos, a companhia de um outro gato ajuda a manter o bem-estar e a saúde física e mental. Afinal, não importa o quanto você entenda de gatos e se dedique ao seu bichano, nós, humanos, não sabemos interagir com eles tão bem quanto eles interagem entre si, e não temos como compensar a falta de um companheiro da mesma espécie.

Mas… 

...gatos são bastante territoriais e seletivos em relação à companhia, então não adianta você escolher o companheiro dele de acordo com a sua personalidade e não a dele. E também não dá certo simplesmente colocá-los no mesmo cômodo e esperar que virem amigos para sempre – isso acontece, mas é raro, muito raro. A maioria dos gatos vai enlouquecer com um intruso desconhecido na casa.

Sendo assim, o ideal é você adotar dois gatos juntos – irmãos de ninhada, por exemplo –, que já tenham um laço formado. Se for adotar o segundo gato separado, escolha um que seja parecido com o seu em termos de personalidade, com idade e nível de energia semelhantes. E lembre-se de fazer uma adaptação gradual, deixando-os em cômodos separados (e revezando os cômodos) até que se acostumem.

E atenção para um fato importante: dois gatos podem nunca se dar bem, não importa o que você faça - da mesma forma como você provavelmente conhece pessoas que nunca vão se dar bem. Por isso, não é só porque seu gato não aceitou o primeiro candidato que você tentou introduzir na casa que você deve desistir.

E ao contrário do que as pessoas pensam, não é melhor adotar um filhote para o seu gato adulto se “acostumar mais fácil”. Os filhotes têm muito mais energia do que adultos, e um bebê novo pulando pela casa pode ser um estresse imenso para seu amigo. Se for adotar um filhote, adote dois.

E o 0,1% dos casos em que NÃO é melhor ter dois gatos?

Existem algumas situações muito específicas em que seu gato pode estar melhor sozinho. Por exemplo, gatos resgatados de situações de maus-tratos, como casas de acumuladores (que têm 30 ou 40 gatos num lugar só), podem ter muitos traumas e danos psicológicos ou psiquiátricos. Nesse caso, o bichano precisa passar por um acompanhamento profissional com comportamentalista (e veterinário é médico, não é a mesma coisa).

E três gatos, é melhor do que dois?

Talvez. Depende da personalidade dos gatos, do espaço disponível e enriquecimento do ambiente. Mas uma coisa é certa: na natureza, os gatos raramente formam grupos de mais do que três ou quatro indivíduos, então não exagere, ou você pode acabar causando muito estresse na casa (pense que você também não gostaria de viver preso com um montão de gente, mesmo que numa mansão muito legal).


Foto: Flickr / hehaden

Nenhum comentário:

Postar um comentário