Omelete de grão-de-bico e cenoura com maionese de alcaparras


Eis que eu decidi testar receitas do tão veganizado omelete de grão-de-bico e cheguei a uma que ficou bem boa! A base é a mesma de quase todas as receitas que eu encontrei, mas resolvi adicionar umas cenourinhas para deixar a cor ainda mais bonita. Esse omelete é rico em proteínas, carboidratos complexos e vitaminas antioxidantes!



Esse é um daqueles pratos que muita gente vai falar: "Ai, mas não tem gosto de omelete". Claro que não vai ter gosto de omelete por motivo óbvio: não é feito de ovo. Mas é de grão-de-bico (tão rico em proteína quanto o ovo), tem uma consistência bem parecida com a do tradicional e fica tão saboroso quanto!

Então, por favor, sempre que te oferecerem um prato veganizado, não espere – com algumas exceções – que ele tenha o gosto do prato original. Aprecie os novos sabores que você está apresentando ao seu paladar e desfrute de novas alternativas lindas que aparecem na sua vida! ♥


~ Se liga nessas bordinhas crocantes ~


Maionese vegana de alcaparras: apenas um sucesso

Além de ser uma refeiçãozona completa por si só, você ainda pode rechear o omelete com inúmeras opções deliciosas! Como ele já tem um alto valor de proteína, recheei com uma maionese de alcaparra (com a base da maionese de inhame) para acrescentar mais um carboidrato complexo e uma cremosidade gostosa + tomatinhos cortados e algumas folhas de agrião. Ficou bemmm bom!



Lembrando que, utilizando a base original, vale fazer a massa do omelete do jeito que você preferir! No lugar da cenoura, dá para usar beterraba cozida para deixar ele rosão, por exemplo. E acredito que até com um pouco de abóbora deva ficar sensacional. Só não se esqueça de compartilhar sua criação com a hashtag #herbivoraz para eu ver como ficou!



Omelete - ingredientes

1 xícara de grão-de-bico cru deixado de molho por 24 horas

1 xícara de cenoura cozida picada

4 colheres de sopa de farelo de aveia

3 colheres de sopa de azeite de oliva

1 colher de sobremesa de farinha de linhaça

1/2 cebola picada

1 dente de alho

1 colher de chá de cominho

1 colher de sobremesa de fermento em pó

Salsinha e cebolinha

Sal e pimenta a gosto


Maionese de alcaparras - ingredientes

4 inhames pequenos cozidos

2 colheres de sopa de alcaparra (se quiser um gosto mais forte, use mais)

Suco de meio limão

4 colheres de sopa de azeite de oliva

1 dente de alho

Salsinha e cebolinha

Lemon pepper ou pimenta de sua preferência

Sal a gosto


Como fazer o omelete

Junte todos os ingredientes (com exceção do fermento) em um processador e triture até obter uma massa homogênea. Vá adicionando água até que a consistência fique cremosa: nem aguada nem muito pastosa (veja a foto acima). Confira o sal, adicione o fermento e processe novamente.

Em uma frigideira média, aqueça um pouco de azeite e coloque a massa para fritar, moldando com a ajuda de uma colher até que ela preencha todo o fundo da frigideira. Tampe e deixe fritar por uns cinco minutos em fogo baixo. Quando perceber que a massa já está desgrudando do fundo, vire o omelete com cuidado.

Transfira o omelete para um prato e recheie com a maionese de alcaparras, tomatinhos picados e a folha verde de sua preferência. Sirva ainda quente.

Como fazer a maionese

Processe todos os ingredientes em um processador / liquidificador até obter uma massa homogênea. Caso ela não fique tão cremosa, adicione mais azeite aos poucos até o ponto de sua preferência.


Rendimento: 3 omeletes / 1 xícara de maionese
Tempo de preparo: 15 min. 
Tempo de cozinhar: 15 min.
Tempo total: 30 min.


Fonte: Herbivoraz


NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:

1. Ficou curioso para conhecer as outras receitas de omelete de grão-de-bico a que a autora se referiu no início do texto? Conheça mais uma aqui.

2. Se você gostou dessa versão vegana e, portanto, mais saudável e totalmente livre de crueldade animal, recomendamos um canal de receitas no YouTube especializado em veganizar tradicionais receitas com carne, como lasanha à bolonhesa, casquinha de siri e até peixe frito, entre muitas outras surpresas. Conheça as Viewganas! Clique aqui.

Um comentário: