LATAM anuncia que não fará mais transporte de animais para laboratórios de pesquisa científica


A LATAM Airlines emitiu um comunicado recentemente afirmando que não transportará mais nenhum animal cujo destino seja laboratórios de pesquisa ou qualquer outro tipo de estudo científico.

“Devido ao compromisso da LATAM Cargo com o meio ambiente e as espécies que fazem parte dele, a equipe de operações de cargas não deverá aceitar nem transportar nenhum tipo de animal vivo cuja finalidade de transporte seja para pesquisa e experimentos em laboratório ou qualquer outro tipo de estudo científico”, diz o comunicado.

Resultado da fusão entre a brasileira TAM e a chilena LAN, a LATAM é a maior empresa aérea da América Latina e de todo o hemisfério sul, figurando também entre as principais companhias em atividade em todo o mundo. A empresa tem mais de 300 aeronaves e transporta mais de 60 milhões de passageiros por ano.

O impacto da decisão da LATAM na indústria dos testes em animais foi grande. As principais entidades brasileiras que defendem a vivissecção enviaram cartas para a empresa e estão acionando ministros e até a Presidência da República para tentar reverter a decisão.

Além do comunicado emitido, a LATAM deixou pública sua postura sobre o assunto na última linha de suas diretrizes sobre o transporte de animais vivos (leia aqui).

Outras companhias aéreas continuam transportando animais para os laboratórios, mas por ser a maior do ramo na América Latina, a LATAM deu um belo empurrão para que a ciência desenvolva outras formas de testar drogas e tratamentos.

Abaixo, a reprodução do comunicado emitido pela empresa:




Fonte: Vista-se


NOTA DA NATUREZA EM FORMA:

Ao contrário do que afirmam seus defensores, a vivissecção e os testes em animais não são indispensáveis para a pesquisa e progresso da ciência, muito pelo contrário. O site da ONG PEA tem uma seção bem completa a respeito do assunto. Por meio de tópicos como 'testes mais comuns', '50 consequências fatais', 'avanços médico-científicos SEM a experimentação em animais', 'alternativas', 'legislação' e 'perguntas frequentes', a ONG apresenta de forma clara e embasada argumentos que mostram como essa crueldade contra os animais é totalmente desnecessária e até mesmo ultrapassada. Leia aqui

E assista ao documentário Não Matarás, produzido pelo Instituto Nina Rosa.

Leia também sobre SynDog, o cão sintético que promete acabar com testes em cachorros. 

E nós, da Associação Natureza em Forma, temos camundongos e twisters (fotos abaixo) resgatados de testes em laboratórios, para adoção responsável. Eles esperam por um lar com pessoas que os tratem com o devido respeito que todo animal merece. 

Camundongo para adoção na Natureza em Forma

Twister para adoção na Natureza em Forma

Nenhum comentário:

Postar um comentário