Pit bull: uma raça carinhosa e de muitos mitos


Antigamente usados nas cruéis competições de luta, os Pit Bulls carregam o estigma de violentos, mas são uma raça leal e muito dócil
À procura de um cão que tivesse a esportividade de um Terrier e a resistência de um Buldogue, alguns criadores europeus cruzarem as duas raças no decorrer do século XIX originando a raça que popularmente chamamos de Pit Bull.


Levado para os Estados Unidos com o objetivo de desenvolver a raça, o seu verdadeiro nome é American Pit Bull Terrier, um cão forte e ágil que era utilizado principalmente para participar de competições sangrentas, por isso muitas pessoas o associam a situações de violência e agressão.
Outra versão sobre a criação da raça Pit Bull data também do século XIX, período em que se praticava o esporte bull baiting. Um jogo muito violento em que cães da raça Bulldogs eram usados para atacar touros mordendo-os pelo nariz até que caíssem. Na época, os homens procuravam diversão e após a proibição do esporte, os criadores misturaram algumas raças bulldogs e terrier em busca de um animal vigoroso e de elevada força física. Esta mistura de raças originou um cão de porte médio que inclui características de bravura e defesa de seu território e é claro, amor ao seu dono.
É importante conhecermos a origem da raça Pit Bull para esclarecer que apesar de sua fama de ser um cão violento, ele é muito dócil, fiel e equilibrado, desde que não seja treinado por pessoas que irão desenvolver um instinto agressivo no animal.
A criação de um APBT (American Pit Bull Terrier) necessita de um cuidado especial de seu dono, que deve treiná-lo adequadamente e socializá-lo para que obedeça e respeite pessoas e outros animais. Por ser um cão de porte físico atleta nato, ele necessita exercícios, caso contrário, poderá apresentar possíveis sintomas de depressão de isolamento, agravando outros sentimentos e temperamento alterado no cão. Os seus instintos naturais apresentam certo nível de agressividade contra outros cães, mas isso se deve ao fato de seu porte físico ser resistente e poderoso. Muitos donos garantem que esta raça é muito alegre e adora a companhia de crianças, já que sempre estão cheios de entusiasmo.
Com seu tamanho mediano e mandíbulas bem definidas, o APBT, tem vários tipos de pelagem e seu focinho pode apresentar três colorações, sendo a Red Nose a mais popular, Black Nose a mais tradicional e as mais raras Blue Nose e Blue Fawn, a cor de seus olhos são sempre verdes.
Sua ninhada é sempre numerosa. Com a possibilidade de nascer de 8 a 14 filhotes por vez, apenas 10% pode apresentar certa agressividade desde pequeno. Neste caso, é recomendada a castração aos 18 meses de vida e um treinamento exaustivo, mas adequado, possibilitando ao cão um convívio com outros cães e familiarização com pessoas e ambientes diferentes.
Com uma reputação de cão agressivo é difícil esclarecer para as pessoas o verdadeiro comportamento da raça. Vale lembrar que o temperamento de todo cão é baseado na sua forma de criação e treinamento. Ambiente equilibrado e com carinho gera cães equilibrados e carinhosos na mesma medida.

Um comentário:

  1. nao de veria ser assim porque as pessoas na liga mais para os animais.porque as pessoas nao liga mais para os animais porfavor pessoas do brasil vamos la vamoa ajudar uns os ontro animais tambem sao como a gente obricado tchau

    ResponderExcluir