Ronronar pode ser sinal de bem-estar, mas também de dor

Há quem diga que os gatos ronronam porque estão felizes e satisfeitos com alguma situação, mas acredite os gatos também ronronam em momentos de raiva, dor ou fome. A vibração das suas cordas vocais está associada a um processo normal do seu corpo e seus sentimentos.


Conhecido como hióide, o osso que os felinos têm na garganta é semelhante ao osso encontrado na parte anterior do pescoço humano e está diretamente ligado ao ronronar. Estimulado a partir do sistema nervoso central do gato, o ronronar é acionado por um sistema de vibração que envolve o cérebro e o sistema respiratório do animal.
O funcionando do ronrom do gato ocorre quando ele relaxa ou está recebendo algum carinho de seu dono, deste modo ele envia um estímulo até a musculatura da laringe que passa a se contrair e relaxar a cada 40 milésimos de segundo, emitindo um som e uma vibração que sentimos ao passar mão no corpo do animal.
Muitas pessoas associam erroneamente o ronronar dos gatos a asma, simplesmente pela emissão de uma vibração transmitida através da traqueia, até saírem pela cavidade sinusoidal, localizada perto do nariz, mas especificamente nos seios da face.
Segundo especialistas, o ronronar é o principal meio de comunicação entre o filhote e a sua mãe durante a amamentação. No período de amamentação, o filhote não consegue miar e mamar ao mesmo tempo, apenas após alguns dias ele já consegue fazer todas as ações, incluindo o ronronar.
Associada também a sensações de prazer ou dor, possivelmente o ronronar pode estar relacionado também à liberação de endorfina no cérebro do animal, e ligada ao sistema nervoso, pode ser uma forma voluntária do gato se comunicar, podendo ser “ativa” quando ele quiser.
Como já sabemos, os gatos são extremamente carinhosos e dóceis, resultado de fácil manipulação de seus donos. Com seus miados carinhosos e sua forma de pedir a comida ou atenção, o ronronar também pode aparecer nessas situações como forma de pedido ou agradecimento.


cats_01

Apesar da raça de felinos incluírem os tigres, leões e leopardos, estes animais apenas rugem, ficando para os felinos menores o ronronar. Melhor assim, afinal será que você resistiria a um leão daquele tamanho ronronando incansavelmente perto de você?
No decorrer da vida dos gatos será frequente o ronronar em diversas situações. Quanto aos filhotes, eles chamarão a atenção de suas mães indicando que está tudo bem com a sua ninhada. Quando adultos, o ronronar facilitará o contato dos gatos com os seus donos que poderão tentar entender as necessidades e anseios do animal.
É importante ressaltar que a observação no comportamento do animal é imprescindível em casos de ações diferentes das habituais. É muito comum as pessoas associarem o ronronar como forma de agradecimento e carinho, mas como já dissemos anteriormente, o ronronar pode estar relacionado à dor, raiva e até a fome. Sempre observe o comportamento do seu animal e se notar alguma diferença nos seus hábitos procure um veterinário e relate o que tem notado de estranho para que o profissional faça um diagnóstico adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário